Atenção concurseiros. O concurso Banpará (Banco do Estado do Pará S.A), realizado em 2018, teve o prazo de validade suspenso. O anúncio foi feito na última terça-feira (06), por meio do Diário Oficial. Com isso, após a retomada, o edital ficará válido até 29 de março de 2023.
Concurso Banpará: novas datas
Segundo a decisão, a suspensão da validade do concurso foi tomada seguindo a Lei Estadual Nº 9.232, de 24 de março de 2021.
Índice
A lei citada suspendeu os prazos de validade dos concursos já homologados na data da publicação do Decreto Legislativo nº 02, de 20 de março de 2020 (que estabeleceu o estado de calamidade pública devido à pandemia de Covid-19), até 31 de dezembro de 2021.
Com isso, o prazo do certame volta a valer a partir de 1º de janeiro de 2022. Sendo assim, após a retomada, o edital ficará válido até 29 de março de 2023.
Mas, isso não impede que o banco faça convocações, pois, segundo a lei, os Poderes, órgãos e entidades da Administração Pública Estadual continuam autorizados a convocar os aprovados para suprir as vacâncias de cargos públicos efetivos.
Vagas ofertadas salários do concurso Banpará
Publicado em 2018, o concurso Banpará ofertou 119 vagas para cargos de nível médio e superior; houve ainda vagas para pessoas com deficiência.
Entre as oportunidades, 110 foram para o cargo de Técnico Bancário e 09 vagas foram para as carreiras de Assistente Social, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Médico do Trabalho e Técnico em Informática – Áreas: Desenvolvimento de Sistemas e Acompanhamento de Projetos, Suporte e Banco de Dados.
Os aprovados no cargo de Técnico Bancário foram logrados para atuação em diversas unidades no Estado do Pará e teve salário inicial de R$ 2.192,88, para jornada de 30 horas semanais.
Já para as áreas de nível superior, a remuneração chegava a R$ 5.770,90, tendo jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas por semana, dependendo do cargo escolhido.
Fora os salários, os funcionários contratados do Banpará têm ainda direito a alguns benefícios, como:
- Participação nos lucros e resultados do Banpará, nos termos da legislação pertinente;
- Possibilidade de adesão ao Plano de Saúde e ao Plano de Previdência Complementar;
- Auxílio-Refeição/Alimentação;
- Auxílio-Cesta/Alimentação; e
- Possibilidade de adesão ao Plano de Cargos, Carreira e Salários do Banco.
Etapas avaliativas do concurso Banpará
Os candidatos do concurso Banco do Estado do Pará foram avaliados por meio de provas objetivas, que era eliminatório e classificatório.
Vale ressaltar que os inscritos para os cargos de nível superior foram submetidos ainda à análise de títulos, sendo a fase apenas classificatória.
O exame objetivo foi aplicado no mês de maio de 2018, nas cidades de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém.
A prova foi composta por 60 questões que abordaram as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.
Único diferencial foi para o cargo de Técnico Bancário, onde as questões específicas foram distribuídas entre as áreas de Atendimento e noções de ética (5 questões) e de Conhecimentos Bancários (25 questões).
Por outro lado, no exame de títulos os concorrentes classificados na prova objetiva tiveram que enviar os documentos para análise, que valeu até cinco pontos.