• Página Inicial
  • Concurso Biblioteca Nacional: Órgão envia pedido de edital. 76 vagas!

Concurso Biblioteca Nacional: Órgão envia pedido de edital. 76 vagas!

Iago Almeida

icone calendario 13 abr 2023

Um novo concurso poderá ser publicado em breve para a Fundação Biblioteca Nacional, que solicitou 76 vagas ao extinto Ministério da Economia. Saiba detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Concurso Biblioteca Nacional: saiba detalhes do pedido enviado

Portanto, um novo concurso para a Fundação Biblioteca Nacional pode ser publicado neste ano de 2023. Mas, nada ainda está confirmado.

Isso porque uma solicitação foi feita, para preenchimento de 76 vagas, só que ao extinto Ministério da Economia, que ficou ativo apenas na era Bolsonaro.

O pedido informa que serão oportunidades em cargos efetivos de níveis médio e superior. Entretanto, nenhum aval ainda foi dado. Veja a distribuição:

  • Analista de administração – duas vagas;
  • Bibliotecário – seis vagas;
  • Profissional técnico superior – uma vaga;
  • Técnico em documentação I – 25 vagas;
  • Técnico em documentação II – 33 vagas; e
  • Técnico em documentação III – nove vagas.

Questionada, a Fundação Biblioteca Nacional informou que solicitou “autorização para abertura de concurso público para o ano de 2023”.

Portanto, para isso, o aval precisa ser dado pelo Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, liderado por Esther Dweck, que agora é o responsável pelas aprovações no governo Lula.

Além disso, é importante lembrar que esta não é a primeira vez que a fundação solicita um concurso e não vem tento sucesso nas tentativas.

Anteriormente, um pedido foi feito para 113 vagas, mas não chegou a ser autorizado. Último concurso para o órgão foi em 2018.

Como foi o último concurso Biblioteca Nacional?

Sendo assim, o último edital para a Fundação Biblioteca Nacional foi publicado há 5 anos, ou seja, em 2018. Não há como mais chamar aprovados!

Em 2014, um concurso foi publicado com vagas para Bibliotecário e Técnico em Documentação; já em 2012, a seleção foi para cargos de nível médio.

Vale ressaltar que em ambos concursos, os candidatos inscritos foram selecionados através de avaliações objetiva e discursiva.

Para o nível médio, a prova objetiva contou com 60 questões sobre Português, Noções de Informática, Noções de Administração Pública e Conhecimentos Específicos.

Enquanto isso, no nível superior, foram 50 questões de múltipla escolha abrangendo Português, Inglês, Noções de Informática, Noções de Administração Pública e Conhecimentos Específicos.

A etapa discursiva consistiu em um estudo de caso para o nível superior e uma redação contendo de 20 a 30 linhas para o nível médio.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas