Um novo edital para o concurso Bombeiros CE está confirmado para ser publicado ainda em 2021. A informação foi confirmada após aval da Assembleia Legislativa do Ceará que vai beneficiar diversas seleções.
Concurso Bombeiros CE: edital em breve
O concurso Bombeiros CE está no pacote de promessas do governador Camilo Santana, que poderá se tornar realidade após o aval da Assembleia Legislativa na última quinta-feira (13).
Foram aprovadas duas mensagens referentes à quatro corporações da Segurança Pública do Estado. As propostas haviam sido encaminhadas pelo governador para a apreciação dos parlamentares.
“Muitos são os investimentos por parte do Estado na Segurança Pública, buscando, sobretudo, o bem-estar, a paz social e valorização dos profissionais. Já foi noticiado pelo Governo do Ceará a intenção de realizar, em data próxima, um novo concurso para nomeação de novos policiais, civis e militares, e peritos forenses”, afirmou o governo do Ceará.
Mesmo ainda não tendo confirmado o número de cargos, vagas e mais detalhes do edital para o concurso, é provável que ele saia em breve, com a publicação do documento.
Concurso Bombeiros CE: crédito suplementar
Após a realocação de algumas despesas, o Corpo de Bombeiros do Ceará teve alguns créditos suplementares abertos. Este seria mais um indício de que um novo edital está a caminho.
O documento que confirma a abertura de crédito suplementar para a seleção foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição do último dia 16 de fevereiro. Nele, o governador abriu o crédito para reforço de dotações orçamentárias consignadas ao orçamento vigente.
Além disso, o político ainda informa no decreto que realoca despesas da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) com vários fins de projetos e atividades futuras.
Concurso Bombeiros CE: nova seleção é vista como essencial
Com isso, há oito anos sem uma nova seleção, o órgão cearense aguarda ansiosamente a abertura de um novo edital, que é visto como essencial, pois não há mais cadastro reserva válido.
Vale ressaltar que, recentemente, o Governo autorizou a convocação de 258 aprovados no último concurso, sendo 208 Soldados e 50 Oficiais. Agora, eles poderão fazer parte da corporação.
Atualmente, o efetivo dos Bombeiros do Ceará conta com 1.700 homens e, deles, mais de 500 foram nomeados apenas durante o governo de Camilo.
Último concurso Bombeiros CE
Publicado em 2013, o último concurso do Corpo de Bombeiros do Ceará ofertou 270 vagas para Soldado e 30 para Oficiais Praças. As carreiras exigiram nível médio e superior, respectivamente.
A disputa foi para candidatos de ambos os sexos. Além de comprovar a escolaridade, houve ainda outros pré-requisitos exigidos, como:
- Ter idade igual ou superior a 18 e inferior a 30 anos na data de matrícula do curso de formação;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação da categoria “AB”;
- Ter, no mínimo, 1,62m de altura, se do sexo masculino, e 1,57m, se feminino.
Não puderam participar candidatos com tatuagem definitiva, visível com o uso do uniforme de serviço de mangas curtas; estes foram considerado incapacitados para ingressar nas carreiras.
Vale lembrar ainda que os salários iniciais oferecidos na época foram de R$ 2.638,61 para Soldados e de R$ 4.121,78 para Oficiais.
Os inscritos no certame foram avaliados por meio de várias etapas, sendo provas objetivas, exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico, e curso de formação, durante o qual serão aplicadas avaliação psicológica, física, investigação social e exame final objetivo das disciplinas teóricas e práticas, além da nota de avaliação de conduta.