Um novo concurso Bombeiro PA foi anunciado pelo governador do Pará, Helder Barbalho. Serão 405 vagas, segundo o anúncio feito durante evento de entrega de 56 novas viaturas para a instituição, que aconteceu nesta semana.
“Nós estamos ampliando a frota que serve ao Corpo de Bombeiros, que reforçarão as ações e permitirão um melhor serviço. Essa é uma estratégia de fortalecimento da presença da corporação em todo o estado”, revelou o governador.
O edital é visto com extrema urgência pelo Corpo de Bombeiros, uma vez que o último certame, com oferta de 330 vagas, foi realizado em 2015, há seis anos.
Com isso, o novo concurso Bombeiro PA, com oferta de 405 vagas, está em fase final de planejamento. Em diversas outras oportunidades, o governador já havia falado sobre o certame.
Requisitos do concurso Bombeiro PA
De acordo com o edital anterior, os principais requisitos para fazer parte do Corpo de Bombeiros do Estado eram:
- ter idade mínima de 18 anos na data de matrícula no Curso de Formação e máxima de 27 anos na data de inscrição no concurso público;
- ter concluído o ensino médio ou equivalente, até a data de matrícula no Curso de Formação;
- possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categorias “A” e “B”, no ato da incorporação;
- ter altura mínima de 1,65m , se for do sexo masculino, e 1,60m se for do sexo feminino.
Último concurso Bombeiro PA
Realizado em 2015, o último concurso do Corpo de Bombeiros do estado do Pará teve como organizador a Consulplan. Foram ofertadas 300 vagas para o CFP (Curso de Formação de Praças) e 30 para o CFO (Curso de Formação de Oficiais).
Realizada nos municípios de Belém, Santarém, Marabá e Altamira, a seleção para ingresso no Curso de Formação aconteceu em quatro fases, sendo:
- Exame de conhecimentos (eliminatório e classificatório);
- Exame Antropométrico e Médico (eliminatório);
- Testes de Aptidão Física (TAF) (eliminatório);
- Exame Psicotécnico (Avaliação Psicológica) (eliminatório).
Provas
O Exame de Conhecimentos do último certame foi através de uma prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha, cada uma valendo 1 ponto.
A prova teve duração de 04 horas e abrangeu: Língua Portuguesa – 20 questões; Matemática – 20 questões; Física – 10 questões; Química – 5 questões e Biologia – 5 questões.
Para ser aprovado na prova objetiva, o candidato devia obter no mínimo 50% do total de pontos da prova, o que equivale a 30 questões corretas.
Em 2008, um outro concurso realizado pelos Bombeiros do Pará foi para selecionar Oficiais e Soldados de níveis médio e fundamental. As provas foram organizadas, na época, pelo Instituto Movens.