Ótima notícia, concurseiros. Um novo concurso Bombeiros AM está cada vez mais próximo e ganhou novidades nesta semana. O edital deve ser publicado em breve.
O Governo do Estado do Amazonas irá publicar também, nos próximos dias, um decreto possibilitando a ampliação do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas em mais de 80%.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Concurso Bombeiros AM: ampliação do efetivo
O efetivo do Corpo de Bombeiros do Amazonas conta com 2.429 homens, atualmente. Com a ampliação, o quadro passará a contar com 4.483 vagas para Combatentes e Praças.
O novo Quadro de Distribuição de Efetivo (QDE) viabilizará a realização de concursos públicos e a expansão de postos do órgão no interior do estado.
O documento que possibilitará a ampliação foi assinado nesta quinta-feira (25), em solenidade que aconteceu no auditório do Comando Geral do CBMAM, no Comando Geral do CBMAM, que fica no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.
Representando o governador Wilson Lima, o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony, esteve na cerimônia e ressaltou a importância da ampliação em todas as frentes de atuação dos bombeiros.
“Em um momento de pandemia, poder aparelhar, instrumentalizar o interior do estado com quadros qualificados do corpo de bombeiros do Amazonas é sempre muito importante”, afirmou o secretário.
O Quadro de Distribuição de Efetivo está ligado à Lei de Organização Básica (LOB) da corporação. Com isso, projeta a ampliação do efetivo em todos os postos que ficam em dez municípios do interior, além dos postos na capital.
Assim que a ampliação do quadro foi aprovada e publicada, o novo concurso público Bombeiros AM estará ainda mais perto. Além disso, será permitida a abertura de novas unidades nos demais 51 municípios do estado.
A expectativa do órgão é que seja aberta uma oferta de vagas atrativa em todas as frentes de atuação, incluindo a área da saúde.
“Esse QDE vai nos permitir ampliar o nosso efetivo para 4.483 bombeiros, tanto da saúde quanto do nosso pessoal combatente, e isso vai propiciar que eles alcancem os mais altos postos da nossa corporação”, enfatizou o coronel Danízio Valente, comandante-geral do CBMAM.
Concurso Bombeiros AM é aguardado há quatro anos
O Corpo de Bombeiros do Amazonas aguarda um novo concurso desde 207. Há quatro anos, o então governador, José Melo, chegou a anunciar a confirmação do certame.
E ainda, no ano seguinte, em 2018, o Estado também publicou autorização para preenchimento 228 vagas para o órgão. Entretanto, o certame não andou.
Depois de tudo isso, as 228 vagas autorizadas em 2018 deverão ser modificadas, com a publicação de um novo aval.
As oportunidades prometidas seriam distribuídas entre as carreiras de Oficial (198), que exige nível superior e tem salários de R$ 1.512,86, e Soldado (30), a nível médio, com salários de R$4.147,77.