Boa notícia concurseiros! O novo edital para o concurso Bombeiros AP (Corpo de Bombeiros do Amapá) está confirmado para ser publicado nesta quinta-feira (28). A oferta será de 225 vagas para Soldados Combatentes.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso Bombeiros AP: edital nesta quinta-feira?
Ao que tudo indica, parece que agora vai! O edital do concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Amapá deve sair nesta quinta-feira, 26 de abril.
Assim, a informação foi confirmada pelo governador Waldez Góes, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, na manhã desta quarta-feira (27).
Sendo assim, o documento será divulgado no Diário Oficial do Estado e no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora.
“As equipes já estão trabalhando em alguns concursos públicos nessa áreas (Segurança), concursos bem largos, bem amplos, o Corpo de Bombeiros é um exemplo. A gente vai estar fazendo um concurso só para soldado”, havia dito antes o governador.
Concurso é aguardado desde 2018
Demorou, mas novidades apareceram. O concurso do Corpo de Bombeiros do Amapá é aguardado desde 2018, quando começou a entrar nos planos do governo.
Entretanto, nada saiu do papel. Naquele ano, em solenidade, o governador anunciou a seleção como parte das ações de valorização da corporação para 2019. E ficou só nisso!
“É um momento para festejar pela ascensão de carreira dos militares. O compromisso desses profissionais em garantir a vida deve ser reconhecido diariamente”, disse ele em 2018.
No ano seguinte, em 2019, o governador afirmou que o certame estaria em estudo e a Assessoria de Imprensa do órgão disse que estava em planejamento.
“O concurso continua no planejamento do Estado, em estudo. Mas, não há previsão para o lançamento do edital”, afirmou.
Concurso Bombeiros AP: vagas, cargos e salários
É igualmente essencial que os interessados no concurso saibam que o que se espera é que sejam ofertadas 225 oportunidades para a carreira de Soldado.
Além disso, os aprovados no concurso contarão com salários iniciais no valor de R$ 4.830,16.
Nível alterado
Vale destacar ainda que após a Lei Complementar 0139/2022, a carreira passou a exigir o nível médio de escolaridade.
“Deixamos de exigir que tenha necessariamente o curso superior. Você pode concorrer só tendo o nível médio. Porque o curso de formação dos soldados, seja dos Bombeiros ou da Polícia Militar, será de tecnólogo (nível superior) em Segurança Pública”, afirmou o governador.
Outros requisitos
Além do requisito de escolaridade, outros são apontados para participação na seleção do Corpo de Bombeiros do Amapá.
Sendo assim, a idade mínima será de 18 anos e máxima de 30 anos no ato da matrícula no curso de formação.
Vale destacar, entretanto, que o limite de idade não é aplicado aos Policiais e Bombeiros em atividade nas corporações que queiram participar da seleção.
Por outro lado, a altura exigida será de 1,55m para mulheres e 1,60 para homens.
Cargos vagos são muitos
Ademais, vale destacar que conforme o último levantamento da corporação, seu quadro de pessoal possuía uma vacância de 582 cargos, conforme abaixo:
- Oficial Combatente – 62 cargos vagos;
- Soldado Combatente – 514 cargos vagos;
- Soldado Músico – 6 cargos vago.