Atenção concurseiros! Mais um edital foi anunciado para a área da Segurança da Bahia. O Concurso Bombeiros BA será ofertado com 115 vagas para Oficiais e Tenentes.
Concurso Bombeiros BA: edital em breve
A Segurança Pública do Estado da Bahia contará com um novo edital para o Corpo de Bombeiros, que preencherá 115 vagas nos cargos de Oficiais e Tenentes.
Quem confirmou a informação foi a própria corporação, por meio de suas redes sociais. Confira a distribuição das vagas:
- Quadro de Oficiais Bombeiros Militares: 40 vagas;
- Quadro de Oficiais Auxiliares Bombeiros Militares: 45 vagas; e
- Quadro Especial de Tenentes Auxiliares Bombeiros Militares: 30 vagas;
A corporação ainda afirmou que mais novidades serão divulgadas em breve, não dando mais detalhes da seleção.
Concurso Bombeiros BA para Soldados foi anunciado em 2019
Em 2019, o Corpo de Bombeiros da Bahia chegou a anunciar um concurso com 500 vagas para o cargo de Soldado. Entretanto, até o momento a seleção não foi realizada.
Segundo o governo do Estado, seriam 250 vagas para ingresso em 2020 e outras 250 para 2021. A seleção, inclusive, já tinha aval do governador Rui Costa.
O governo ainda havia informado que a medida integrava as diretrizes da administração estadual para reforço e valorização da segurança pública no estado.
Último concurso Bombeiros BA
Publicado em 2017, o último concurso do Corpo de Bombeiros da Bahia ofertou 750 vagas para Soldados, sendo 672 para homens e 72 para mulheres.
Os níveis médio completo ou médio/técnico foram exigidos no ato da inscrição como escolaridade. Além disso, era preciso ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30, e estatura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
As oportunidades foram para as cidades de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas.
Quais foram as etapas de seleção?
Os candidatos inscritos na seleção de 2017 foram avaliados por meio de várias etapas de seleção, sendo: provas objetivas e discursivas, avaliação psicológica, exames médicos-odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e investigação social.
As provas objetivas foram aplicadas em caráter eliminatório e classificatório. Ela continha 80 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 50 de Conhecimentos Específicos.
Para ser aprovado, entretanto, os candidatos tinham que obter, no mínimo, 60% do valor total das questões.
Por outro lado, a prova discursiva cobrou a elaboração de uma Redação, com no mínimo 20 linhas e no máximo 30.
Além disso, o candidato tinha a opção de escolher entre três temas apresentados e tiveram que alcançar um mínimo de 60% de acerto.