Boa notícia concurseiros! O concurso Bombeiros GO ganhou novos caminhos nesta semana. A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) enviou um pedido para preenchimento de 1 mil vagas na corporação.
Segundo a Alego, estão previstas 900 vagas para o quadro de Praças (Soldado 2ª Classe) e 100 vagas para o quadro de Oficiais.
Concurso Bombeiros GO: situação atual
O pedido, que vem se estendendo desde 2014, faz parte de uma solicitação feita por meio de ofício pelo deputado estadual, delegado Humberto Teófilo (PSL), e que foi enviada à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP), por meio do secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.
A pasta estuda ainda a contratação de mais de três mil pessoas nas forças de Segurança Pública do Estado, englobando Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.
“Um parlamentar muito atuante na Assembleia Legislativa, sobretudo na defesa da segurança pública e da realização de concursos em Goiás. E, pelo que se percebem, os esforços empreendidos têm sido convertidos em bons resultados”, afirmou a Alego sobre o deputado, dizendo pelo que ele é reconhecido.
Em 2017, a realização de um concurso Bombeiros GO chegou a ser autorizada, entretanto, com uma oferta bem menor do que a solicitada neste ano. Eram pedidas 274 vagas para Praças e Oficiais na época.
A oferta de agora, caso aprovada, seria de 726 a mais do que o previsto há cerca de quatro anos, que deveria ter acontecido no primeiro semestre de 2018, mas não aconteceu.
Entre as exigências para o novo concurso, estão:
- Idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos (Praça) ou 32 anos (Oficial)
- Altura mínima de 1,65m (sexo masculino) ou 1,60m (sexo feminino)
- CNH no mínimo de categoria C.
Último concurso Bombeiros GO
Com organização da banca Funrio, o último concurso Bombeiros GO foi realizado em 2016. Foram oferecidas 290 vagas na época, sendo 250 para o cargo de Soldado de 3ª classe e 40 para o cargo de Cadete.
Além dos benefícios, os cargos tinham salários previstos na época de R$ 1.500 para Soldado e de R$ 5.401,43 para Cadete. O regime de contratação é o estatutário, que assegura a estabilidade.
Os candidatos passaram por seleção que foi realizada em quatro fases específicas e diferentes para os dois cargos:
- 1ª Fase – Provas de conhecimentos (objetiva e discursiva), de caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª Fase – Teste de avaliação física, de caráter eliminatório;
- 3ª Fase – Avaliação médica de caráter eliminatório;
- 4ª Fase – Avaliação da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório.
As provas objetivas e discursivas foram a primeira fase do concurso. Em seguida, os candidatos aprovados na primeira prova passaram por outras 4 etapas de seleções, sendo: teste de avaliação física, avaliação médica, avaliação de vida pregressa e investigação social.