Atenção concurseiros! Atrasado, o edital do concurso Bombeiros PI deve sair nas próximas semanas. Isso porque a escolha da banca organizadora ainda não foi concluída; a proposta já foi enviada! Serão 60 vagas!
Concurso Bombeiros PI: banca sendo escolhida e edital próximo
Os concurseiros estão ansiosos para a publicação do edital do próximo concurso do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí .
Segundo a corporação, o documento seria publicado na primeira quinzena de outubro, o que não aconteceu! Atrasado, o edital deve sair nas próximas semanas.
Isso porque a escolha da banca organizadora ainda não foi concretizada e os trâmites estão atrasados.
O orçamento foi solicitado para a Fundação Universidade Estadual do Piauí (Uespi), responsável pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).
Ou seja, tudo indica que a Nucepe será a organizadora do concurso. Inclusive a proposta da banca foi enviada na última quinta-feira (14), ao Comando-Geral do Corpo de Bombeiros do Piauí.
Caso a proposta seja aprovada, os próximos passos serão a assinatura do contrato entre as partes e publicação do edital.
Concurso Bombeiros PI: vagas
O concurso Bombeiros PI tem autorização para preenchimento de 60 vagas de nível médio completo, no cargo de Soldado.
“Estamos anunciando a autorização de concurso para 60 vagas para, em 2022, já termos as condições do treinamento. O objetivo é a descentralização. Criamos um programa integrado com a rede de educação para formação, que garante o preparo estratégico para situações como essa que vivemos agora, de colaboração de brigadistas que já foram treinados para conter incêndios”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias.
O Governo chegou a afirmar que as provas objetivas poderiam ser aplicadas ainda em 2021. Entretanto, com o atraso da publicação do edital, pode ser que isso ocorra apenas no próximo ano.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Rêgo, ressaltou a necessidade da complementação do efetivo.
“Temos um efetivo reduzido, mas de bravos guerreiros e o concurso é importante para essa complementação. Vamos trabalhar agora no edital, para que seja lançado daqui a 20 dias e faremos o possível para que aconteça ainda este ano”, disse ele.
Ainda em junho, o ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí , coronel Ronaldo Macedo, também falou sobre a necessidade da seleção, afirmando que a corporação tinha um dos menores quadros do país.
“Precisamos de concurso, de efetivo. Hoje talvez sejamos o menor Corpo de Bombeiros do Brasil. Nosso efetivo hoje gira em torno de 350 militares. Temos 224 municípios e estamos presentes apenas em Parnaíba, Floriano, Picos e Teresina. Chegamos recentemente em Piripiri”, disse o coronel, que deixou o cargo pouco tempo depois de assumir.
Vale lembrar que são cerca de 350 militares na ativa e um déficit de, aproximadamente, 1000 vagas no estado.