O edital do concurso Bombeiros RJ deve sair muito em breve, a expectativa é que saia ainda em abril! A banca organizadora, FunRio, só aguarda o sinal verde do Governo do Rio de Janeiro.
A PGE-RJ já deu o aval para que possa ser publicado o edital, mas falta a autorização da Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz RJ).
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
O concurso abrirá 3 mil vagas temporárias para Soldado e Oficial, as remunerações devem ser inferiores aos dos cargos oficiais e efetivos.
O governador, Claudio Castro, afirma que segurança será a prioridade de seu governo. Dessa forma, assim que o aval for dado pelo Governo do Rio, a Funrio elaborará o cronograma e publicará o edital no Diário Oficial do estado.
As vagas irão abranger diversos municípios, sendo a maior parte na capital e na região metropolitana.
Vagas e Remunerações para o concurso Bombeiros RJ
Os cargos exigem nível médio e superior dos candidatos, serão 2.548 vagas para Soldado, das quais 1.352 serão para Combatente. Além de 475 para Motoristas, 356 para Guarda-vidas e 385 para Técnico em Enfermagem (exige nível médio/técnico).
As carreiras que exigem ensino superior, no cargo de Oficial, são para a área da saúde. São elas:
- Assistente Social
- Enfermeiro
- Nutricionista
- Psicólogo
- Fisioterapeuta
- Fonoaudiólogo
- Socorrista
- Anestesista
- Cardiologista
- Neurologista
- Intensivista.
Os contratos terão validade de 12 meses, podendo ser prolongado até 8 anos, assim como nas Forças Armadas.
As remunerações iniciais e temporárias, poderão chegar até R$ 7.930,40 como nos cargos oficiais, após o segundo ano de contrato, se esse for mantido.
No entanto, o Corpo de Bombeiros RJ não informou completamente qual será a remuneração inicial para os primeiros 12 meses.
Como serão as provas para o concurso?
Ao todo, serão 50 questões para Soldado e 60 questões para Oficial na prova objetiva, que deverá ocorrer após a publicação do edital no prazo de 60 dias. As disciplinas cobradas são diferentes para cada cargo, veja:
Para o cargo de Soldado serão cobradas 50 questões: 15 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática e 20 de Raciocínio Lógico.
Para o cargo de Técnico em Enfermagem, serão: 15 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 25 de Conhecimentos Específicos.
Especialidades como Enfermeiro, Assistente social, Nutricionista, Psicólogo, Fisioterapeuta e Fonoaudiólogo terá prova com: 15 questões de Língua Portuguesa e 45 questões de Conhecimento Específico.
Para Médico Socorrista: 15 de Língua Portuguesa e 45 de Conhecimentos em Medicina e Medicina de Emergência.
As demais especialidades contarão com: 15 questões de Língua Portuguesa, 20 de Conhecimentos em Medicina e Medicina de Emergência e 25 de Conhecimentos Específicos.
Os aprovados nas provas do concurso público, ainda passarão pelo TAF (Teste de Aptidão Física). Os exames serão realizados por todo o estado do Rio de Janeiro.