Um concurso Bombeiros RJ para servidores temporários foi confirmado pelo comandante do CBMERJ, o coronel Leandro Monteiro.
- Confira: Plano de Estudos Passo a Passo (Grátis)
Segundo o coronel Monteiro, a seleção deverá ofertar 3.000 vagas temporárias e a seleção pode acontecer nas próximas semanas. Em uma entrevista, o comandante afirmou:
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
“Nas próximas semanas, estaremos realizando o concurso para o quadro temporários.”
Vale reforçar que, mesmo dentro do Regime de Recuperação Fiscal, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro poderá realizar este concurso, já que sofre com a falta de funcionários há algum tempo.
No início deste ano, o Coronel Monteiro disse que:
“Começamos o ano com um deficit de 50% de militares. Nos últimos cinco meses, já se aposentaram 900 militares e a previsão é de que mais 1.700 se aposentem até dezembro.”
De acordo com um levantamento de dados, o Corpo de Bombeiros do Rio deveria contar com 22 mil funcionários, enquanto no início do ano de 2021, contava com, aproximadamente 11 mil servidores.
Esses números são alarmantes e tornam o concurso urgente.
Outro concurso que ofertará 300 vagas imediatas pode sair em breve também, já que a pretensão é preencher as vacâncias ainda no segundo semestre de 2021.
Entretanto, um novo concurso pode gerar algumas complicações jurídicas para o CBMERJ, porque alguns candidatos aprovados do concurso passado ainda poderiam ser nomeados, tendo em vista que o certame ainda está em validade.
Concurso Bombeiros RJ: vagas
O edital que oferecerá 3.000 vagas aguardo o aval da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro.
Caso seja aprovado, a FunRio (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência), iniciará os trâmites para a publicação do edital.
As oportunidades serão oferecidas nas vagas de:
- Soldado, para os cargos: motorista, guarda-vidas e técnicos de enfermagem e socorrista;
- Oficial, para os cargos: médico (diversas especialidades), enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
As vagas de Soldado terão exigência do Ensino Médio completo e, para o cargo de Técnico de Enfermagem e Socorrista, também será necessário ter curso técnico nessa área.
Para as vagas de Oficial, o Ensino Superior será necessário. No caso dos Médicos, é preciso ter especialidade nas áreas específicas que forem pedidas no edital.
A remuneração dos Oficiais e dos Soldados será equivalente ao salário de um Bombeiro a partir do segundo ano.
Um ponto importante para o candidato se atentar é à idade máxima para adentrar na corporação.
Os Oficiais não poderão ter mais de 35 anos, enquanto os servidores que ocuparão o posto de praça não poderão ter mais de 25 anos.