Banca organizadora do concurso Bombeiros RJ para temporários deve ser oficializada em breve. Confira os detalhes!
Novidades no concurso Bombeiros RJ para temporários
A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência ligada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Funrio) será a organizadora da próxima seleção Bombeiros RJ. A decisão está presente no processo interno da corporação.
A banca já era a mais cotada para organizar a seleção . Na última quinta-feira, 21, entretanto, a corporação apresentou a justificativa para a escolha da banca.
De acordo com o documento, a banca deverá ser contratada por meio de dispensa de licitação. O ofício da Coordenação de Licitações e Contratos traz as seguintes justificativas para a escolha da organizadora:
- A Administração justificou a necessidade de realizar o concurso em voga para a complementação do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de janeiro, por meio do ingresso de militares temporários;
- A Funrio é uma instituição de caráter científico e cultural, estabelecida em sede própria, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, instituída por escritura pública, regendo-se por estatuto e legislação pertinente;
- A Funrio apresentou atestados de capacidade técnica de concursos realizados anteriormente com instituições renomadas, comprovando, desta forma, reputação ético-profissional; e
- O ordenador e despesas da Sedec emitiu ato de reputação reconhecendo a notoriedade de atuação da empresa em lide, com base nos documentos apresentados pela mesma.
Além disso, após uma pesquisa de mercado, a proposta da Funrio foi considerada, conforme a corporação, a mais vantajosa para a Administração por cumprir itens do termo de referência e apresentar o menor custo para o serviço.
Com a definição da banca, caberá aos setores responsáveis dar o parecer e oficializar a organizadora para a próxima seleção Bombeiros RJ.
Caso aprovado, a escolha da banca deverá ser anunciada oficialmente, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado. Somente após a assinatura do contrato entre as partes, o edital deverá ser publicado.
Entenda como serão as provas do CBMERJ
No total, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro espera receber até 100 mil inscritos para a seleção de temporários.
Como informado pelo ex-comandante do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr., em entrevista, o concurso Bombeiros RJ para temporários terá duas etapas de seleção.
Entretanto, a proposta técnica revelou detalhes sobre esse processo. A prova objetiva será a primeira etapa e contará com 50 questões para soldados e 60 para oficiais temporários.
As disciplinas também irão variar de acordo com a carreira e especialidade escolhidas pelo candidato. Nesse caso, a avaliação terá a seguinte distribuição:
Médico socorrista
- 15 questões de Língua Portuguesa; e
- 45 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência.
Médico (demais especialidades)
- 15 questões de Língua Portuguesa;
- 20 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência; e
- 25 questões específicas da área da Medicina correspondente.
Enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo
- 15 questões de Língua Portuguesa; e
- 45 específicas da área correspondente.
Soldado combatente e motorista
- 15 questões de Língua Portuguesa;
- 15 questões de Matemática; e
- 20 questões de Raciocínio Lógico.
Soldado técnico de enfermagem e socorrista
- 15 questões de Língua Portuguesa;
- dez questões de Matemática; e
- 25 questões de Conhecimentos Específicos.
Soldado guarda-vidas
- 15 questões de Língua Portuguesa;
- 15 questões de Matemática; e
- 20 questões de Raciocínio Lógico.
Os aprovados realizarão o Teste de Aptidão Física (TAF). A aplicação das etapas deverá ser realizada em todo o Estado do Rio de Janeiro, de forma regionalizada.