Boas notícias para os concurseiros! O edital do novo concurso Brigada Militar RS pode ser publicado a qualquer momento, uma vez que o contrato com a banca organizadora do certame já foi publicado.
- Confira: Como montar um mapa mental – Grátis
Foi recentemente publicado no Diário Oficial do estado o contrato com a banca organizadora escolhida para o concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, sendo ela a Fundatec.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Além disso, com a banca contratada, o edital é iminente e espera-se que saia ainda este ano, com as provas objetivas acontecendo no início de 2022. Portanto, os concurseiros devem estar atentos e iniciar os preparativos!
Comissão organizadora da seleção
A comissão organizadora responsável pelos trâmites do edital e pelo processo de escolha e contratação da banca organizadora do novo concurso Brigada Militar RS contou com os seguintes membros:
- Titular: Carlos Eduardo Silva Dorneles
- Suplente: Ailton Pereira Azevedo
- Titular: Letícia Dall’igna
- Suplente: Luciano Brum Wislocki
- Titular: Andressa Prestes Stolz
- Suplente: Lidiana Mayer Knebe
- Titular: Noelia Raggio
- Suplente: Reginaldo Luciano Silveira
- Titular: Leandro Gustavo Missi
- Suplente: Marcelo Fraga Carpes
Concurso Brigada Militar RS: panorama geral
De acordo com o documento que oficializa a Fundatec como banca organizadora da nova seleção, o concurso Brigada Militar RS ofertará 4 mil vagas de nível médio para o cargo de Soldado.
Além disso, as remunerações para Soldado chegam atualmente a R$3.760,54. Para Capitão, os valores são de até R$11.620,55. As jornadas de trabalho são de 40 horas semanais para ambos os cargos.
Vale destacar que para concorrer ao cargo é necessário, além do nível médio, que os candidatos possuam entre 18 e 25 anos, conforme a exigência da legislação estadual.
Último concurso Brigada Militar RS
O último concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul aconteceu em 2017, quando foram ofertadas 4.100 oportunidades para Soldado e 200 para Capitão. As vagas exigiam níveis médio e superior, respectivamente.
Ademais, é importante destacar que tal processo seletivo possui validade prorrogada até o mês de julho de 2022, de forma que durante esse período os aprovados poderão ser convocados. O certame também foi organizado pela Fundatec.
Além disso, os candidatos da seleção passaram por uma série de etapas avaliativas. A primeira delas foi aplicada na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, e nas cidades de Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Confira:
- Exame Intelectual;
- Exame de Saúde;
- Exame de Capacitação Física;
- Exame Psicológico, composto por duas etapas obrigatórias:
- Testagem Coletiva;
- Entrevista Individual.
Durante o Exame Intelectual, aplicado no dia 17 de dezembro de 2017, os candidatos inscritos no concurso público responderam a 50 questões sobre os seguintes conteúdos:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Direitos Humanos e Cidadania
- Legislação Específica
- Conhecimentos Gerais
- Informática