Concurso Brigada Militar RS: Fundatec é a organizadora para 1.200 vagas Soldado!

O novo Concurso Brigada Militar RS já tem banca definida e será a Fundatec! Serão ofertadas 1.200 vagas de nível médio para Soldado.

Viatura dos aprovados no concurso Brigada Militar RS.
Concurso Brigada Militar RS já tem banca organizadora!

O Concurso Brigada Militar RS terá como banca organizadora, a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec)!

Nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, foi publicado no Diário Oficial do RS, a autorização de dispensa de licitação que confirma a Fundatec como instituição organizadora do edital.

Desde o dia 3 de fevereiro, o concurso estava autorizado para ofertar 1.200 vagas para o cargo de Soldado Primeira Classe.

Continue comigo para saber de tudo sobre o concurso Brigada Militar RS!

Concurso Brigada Militar RS será organizado pela Fundatec

Confira a seguir a dispensa que confirma a Fundatec como banca organizador do concurso Brigada Militar RS:

Autorização de dispensa do Concurso Brigada Militar RS.
Concurso Brigada Militar RS: Fundatec é a organizadora para 1.200 vagas Soldado! 3

Com a escolha da banca definida, o próximo passo é a assinatura do contrato entre as partes e, por fim, a publicação do edital.

Quais serão as etapas do concurso Brigada Militar RS?

Conforme o documento de dispensa, os candidatos para o cargo de Soldado serão avaliados por meio de 4 etapas, são elas:

A 1ª Fase do processo seletivo será o Exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizado por uma instituição especializada contratada. Essa fase visa avaliar os conhecimentos do candidato, sendo fundamental para a progressão nas etapas seguintes.

A 2ª Fase será o Exame de Saúde, de caráter eliminatório, e será executado pela Brigada Militar. Essa fase tem como objetivo avaliar as condições de saúde dos candidatos para garantir que estejam aptos a exercer as funções previstas no cargo.

Já a 3ª Fase, consiste no Exame de Capacitação Física, que será de caráter eliminatório e de responsabilidade da instituição especializada contratada. Essa fase avalia as condições físicas do candidato por meio de exercícios específicos e performances mínimas, diferenciadas para homens e mulheres. A realização do exame será filmada para garantir a transparência e a correção dos procedimentos.

Por fim, a 4ª Fase será o Exame Psicológico, também de caráter eliminatório, e ficará a cargo da instituição contratada. Composta por testes de personalidade, aptidão e uma entrevista individual, essa fase avaliará as condições emocionais do candidato para o exercício do cargo. O exame será dividido em duas etapas: a 1ª Etapa será a Testagem Coletiva, e a 2ª Etapa será a Entrevista Individual, conforme as Resoluções do Conselho Federal de Psicologia.

Ainda não há informações sobre o conteúdo programático da prova objetiva, mas em breve a banca deverá divulgar o edital com as informações.

Cabe destacar que o governo do estado planeja chamar 600 aprovados até novembro deste ano, enquanto os demais serão convocados em abril de 2026.

Até quanto o salário de soldado pode chegar?

O salário inicial dos soldados da Brigada Militar do Rio Grande do Sul é de R$4.970,58, podendo chegar a R$9.195,58 no ápice da carreira.

A jornada de trabalho dos servidores será de 40 horas semanais.

O concurso Brigada Militar RS oferece uma remuneração atrativa, sendo uma ótima opção para aqueles que almejam estabilidade no serviço público.

Concurso Brigada Militar RS para Oficial

Além do concurso Brigada Militar RS para Soldado, haverá também uma seleção para o preenchimentos de 150 vagas para o cargo de Oficial, com exigência de nível superior.

A banca organizadora desse certame será o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE).

Com o contrato da banca assinado, o próximo passo também será a publicação do edital de abertura.

O concurso da Brigada Militar do RS irá oferecer 150 vagas para Oficiais, divididas em:

  • 120 vagas para o Quadro de Oficiais de Estado-Maior;
  • 30 vagas para o Quadro de Oficiais de Saúde, sendo 26 para médicos, 2 para cirurgiões dentistas e 2 para médicos veterinários.

Os requisitos para ingressar nas carreiras, são: nível superior, idade até 29 anos, e estatura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.

O processo de seleção inclui quatro etapas distintas. A primeira consiste no teste de capacidade intelectual, abrangendo provas objetivas, discursivas, orais e avaliação de títulos, juntamente com outras etapas obrigatórias, como exame de saúde, teste físico e avaliação psicológica.

As provas objetivas e discursivas serão realizados em Porto Alegre e nos arredores da Região Metropolitana do RS.