O concurso Caixa definiu a data das provas para candidatos do Rio Grande do Sul, que tiveram as avaliações adiadas devido às fortes chuvas que atingiram a região.
Vale ressaltar que o concurso Caixa oferta 4.050 vagas imediatas para os cargos de Técnico Bancário, de nível médio, e para os cargos de Engenheiro de segurança do trabalho e Médico do trabalho, de nível superior de escolaridade.
Se interessa pelo certame? Fique e confira a data das provas para candidatos do Rio Grande do Sul!
Quando serão as provas do concurso Caixa para candidatos do RS?
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira, 5 de agosto, a nova data para a realização das provas do concurso para o polo Rio Grande do Sul. Inicialmente adiadas devido à situação de calamidade pública no estado, as provas foram remarcadas para o dia 29 de setembro de 2024.
Os locais de exame serão divulgados em breve no site da Fundação Cesgranrio . O presidente da Caixa, Carlos Vieira, destacou a importância da retomada do concurso neste momento.
“É uma questão de justiça e equidade. Agora, com esse novo estágio de reconstrução, chegou a hora de seguir com o concurso no estado e, em breve, gerar emprego e renda em todo o Rio Grande do Sul”, afirmou Vieira.
Enquanto isso, as provas do concurso Caixa para os demais estados e o Distrito Federal foram aplicadas no dia 26 de maio. O resultado para as vagas de nível médio foi divulgado também nesta segunda-feira, 5 de agosto. Para as vagas de nível superior, a divulgação está prevista para o dia 19 de agosto.
Segundo dados da Caixa, aproximadamente 47 mil candidatos estão inscritos no estado e serão convocados para as provas do dia 29 de setembro.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Como serão as provas Caixa?
O concurso Caixa no Rio Grande do Sul seguirá o mesmo formato aplicado aos candidatos dos demais estados e do Distrito Federal. As provas para o cargo de nível médio serão compostas por 60 questões, divididas entre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos.
Para o cargo de Técnico Bancário, as 25 questões de Conhecimentos Básicos abrangerão Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática Financeira, Noções de Probabilidade e Estatística, e Comportamentos Éticos e Compliance, com cinco questões para cada disciplina. Já as 35 questões de Conhecimentos Específicos serão divididas entre Conhecimentos Bancários (15 questões), Conhecimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (5 questões), Conhecimentos e Comportamentos Digitais (5 questões) e Atendimento Bancário (10 questões).
Para o cargo de Técnico Bancário TI, os Conhecimentos Básicos também terão 25 questões, nas mesmas disciplinas mencionadas acima. Nos Conhecimentos Específicos, haverá 30 questões de Tecnologia da Informação e 5 questões de Conhecimentos e Comportamentos Digitais.
A fase discursiva do concurso Caixa para ambos os cargos de nível médio consistirá em uma redação dissertativa-argumentativa sobre um tema proposto pela banca organizadora.
Por fim, os cargos de nível superior terão provas objetivas com 70 questões. As disciplinas de Conhecimentos Básicos incluirão Língua Portuguesa (10 questões), Língua Inglesa (5 questões), Conhecimentos e Comportamentos Digitais (5 questões), Comportamentos Éticos e Compliance (5 questões) e Noções de Probabilidade e Estatística (5 questões).
Para o cargo de Médico do Trabalho, as questões de Conhecimentos Específicos serão divididas entre Conhecimentos Médicos Gerais (10 questões), Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador (15 questões), Legislação Específica (10 questões) e Auditoria Médica e Plano de Saúde (5 questões).
Para o cargo de Engenheiro, os Conhecimentos Específicos incluirão 40 questões sobre Saúde e Segurança no Trabalho.
A etapa discursiva para os cargos de nível superior consistirá na produção de uma questão dissertativa sobre um tema da parte de Conhecimentos Específicos.
Quais são as atribuições dos cargos ofertados no concurso Caixa?
O Técnico Bancário e Técnico Bancário Novo – TI desempenham atividades bancárias, comercializam produtos e serviços, prestam atendimento ao cliente, realizam negócios e tarefas administrativas. São responsáveis por manter a confidencialidade das informações acessadas no exercício de suas funções, com o objetivo de alcançar as metas estatutárias e estratégicas da Caixa.
Já o Engenheiro de Segurança do Trabalho é responsável por analisar os riscos de segurança no ambiente de trabalho, colaborando com os outros membros dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), visando melhorar as condições de trabalho nas unidades da Caixa.
Por fim, o Médico do Trabalho desempenha atividades em programas de medicina e segurança do trabalho, bem como na prevenção e assistência à saúde, com o objetivo de preservar a saúde e a integridade física e mental dos empregados.
Quer ingressar no serviço público? Então, fique por dentro de todos os concursos que estão abertos no Brasil, clicando aqui!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso Caixa!