A Caixa Econômica Federal está com inscrições abertas para preencher 1.100 para pessoas com deficiência em um novo edital Concurso Caixa. Confira 16 dúvidas mais frequentes dos concurseiros!
Quais as vagas oferecidas?
O edital lançado é para preenchimento de 1.100 vagas em dois cargos: Técnico Bancário, para atuação em agências de todo país, e Técnico Bancário na Área de TI, para atuação em Brasília.
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Das 1.100 vagas, 1.000 são imediatas e 100 para formação de um cadastro reserva.
“Vamos contratar mais 10 mil pessoas! Destas, 4 mil serão para novos empregados (3 mil dependem da autorização da SEST e mil serão PcD’s, em um novo concurso, em setembro deste ano). Além disso, são 5.200 estagiários e aprendizes e 800 vigilantes e recepcionistas, fundamentais para as 250 novas agências que estamos abrindo” informou o presidente da Caixa.
Há reservas para negros?
Como esperado, o edital prevê a reserva 20% das oportunidades a candidatos que se autodeclararem negros ou pardos.
Qual a idade mínima para inscrição?
Segundo o edital, a idade mínima para ingressar na Caixa é de 18 anos, isso na data de admissão.
Como realizar a inscrição?
As inscrições devem ser feitas através do site da banca organizadora, Cesgranrio.
O candidato deve optar por um polo no momento da inscrição, que estará automaticamente vinculado ao macropolo/UF correspondente, para fins de classificação e convocação.
Como se inscrever no concurso da Caixa 2021? Clique aqui e confira!
Qual o valor da taxa?
Haverá uma taxa de inscrição de R$ 30,00. Vale destacar que o boleto pode ser pago exclusivamente em serviços da Caixa (como agências, casas lotéricas, internet banking, aplicativo, entre outros), respeitando a data do seu vencimento.
Qual o prazo de inscrição?
As inscrições foram abertas no último dia 10 de setembro e seguem até as 23h59 do dia 27 de setembro. O horário é de Brasília!
Quem pode se inscrever?
O concurso é exclusivo para pessoas com deficiência e exige o nível médio, mas nada impede que quem tenha curso superior possa participar.
Os candidatos precisam encaminhar à banca, via internet, relatório médico emitido nos últimos 36 meses. Clique aqui e confira como preencher o relatório médico!
Quem pode concorrer às vagas PcDs? Clique aqui e confira!
Quantas vagas por estado?
As vagas estão divididas por estado, sendo imediatas e formação de cadastro reserva. Confira a distribuição:
- Acre: 9 imediatas
- Alagoas: 12 imediatas
- Amazonas: 28 imediatas e 5 para CR
- Amapá: 6 vagas imediatas
- Bahia: 50 imediatas e 5 para CR
- Ceará: 35 imediatas e 5 para CR
- Distrito Federal: 70 imediatas e 5 para CR
- Distrito Federal (área de TI): 100 imediatas e 10 para CR
- Espírito Santo: 10 imediatas
- Goiás: 30 imediatas e 5 para CR
- Maranhão: 10 imediatas
- Minas Gerais: 50 imediatas e 5 para CR
- Mato Grosso do Sul: 15 imediatas
- Mato Grosso: 20 imediatas
- Pará: 35 imediatas e 5 para CR
- Paraíba: 6 imediatas
- Pernambuco: 40 imediatas e 5 para CR
- Piauí: 10 imediatas
- Paraná: 35 imediatas e 5 para CR
- Rio de Janeiro: 85 imediatas e 11 para CR
- Rio Grande do Norte: 10 imediatas
- Rondônia: 12 imediatas
- Roraima: 6 imediatas
- Rio Grande do Sul: 55 imediatas e 7 para CR
- Sergipe: 42 imediatas e 5 para CR
- Santa Catarina: 6 imediatas
- São Paulo: 207 imediatas e 22 para CR
- Tocantins: 6 imediatas
Quanto ganha um Técnico Bancário?
Com uma jornada de 30 horas trabalhadas por semana, o Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal ganha, inicialmente, R$ 3 mil.
Quais benefícios oferecidos?
Além da remuneração, os aprovados contarão com ainda com diversos benefícios, entre eles
- participação nos lucros ou resultados;
- vale-transporte;
- auxílio-refeição/alimentação;
- auxílio-creche;
- previdência complementar;
- possibilidade de ascensão profissional;
- acesso a ações de capacitação e desenvolvimento.
O que faz um Técnico Bancário?
Presta atendimento ao público, realiza negócios e comercializa produtos e serviços; identifica clientes, verificando a autenticidade de documentos, assinaturas e impressões digitais, quando realizada capacitação específica; efetua atividades administrativas e operações bancárias, utilizando equipamentos e ferramentas tecnológicas; elabora, redige e confere documentos e correspondências em geral; insere e consulta dados em sistemas operacionais informatizados e outros aplicativos relacionados com suas atividades, assim como auxilia em sua manutenção e aperfeiçoamento; efetua cálculos diversos e controles numéricos; identifica e aponta oportunidades de melhorias nos processos em que atua; e executa outras atividades inerentes ao conteúdo ocupacional dos cargos.
Qual a data das provas?
As prova objetiva e redação serão realizadas no dia 31 de outubro, segundo previsão da Caixa.
O que estudar para as provas?
Serão 30 questões de Conhecimentos Básicos e 30 questões de Conhecimentos Específicos, de caracteres eliminatório e classificatório, totalizando 60 pontos.
Vale destacar que cada questão terá cinco alternativas (A; B; C; D e E) e apenas uma delas estará correta. Além disso, a marcação em mais de uma alternativa anula a questão. Confira:
- Técnico bancário tradicional
- Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa (dez questões, com valor de um ponto cada);
- Matemática Financeira (dez questões, com valor de um ponto cada); e
- Conhecimentos Bancários (dez questões, com valor de um ponto cada).
- Conhecimentos Específicos
- Noções de Probabilidade e Estatística (cinco questões, com valor de um ponto cada);
- Conhecimentos de Informática (dez questões, com valor de um ponto cada); e
- Atendimento Bancário (15 questões, com valor de um ponto cada).
- Conhecimentos Básicos
- Técnico bancário de TI
- Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa (dez questões, com valor de um ponto cada);
- Matemática Financeira (dez questões, com valor de um ponto cada); e
- Conhecimentos Bancários (dez questões, com valor de um ponto cada).
- Conhecimentos Específicos
- Tecnologia da Informação (30 questões, com valor de um ponto cada).
- Conhecimentos Básicos
Já a redação será composta por um texto dissertativo-argumentativo, com 100 pontos no total.
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Qual o prazo de validade da seleção?
O concurso terá validade de 01 ano, a contar da homologação do resultado final, e poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da instituição financeira.
Em caso de aprovação, onde irei trabalhar?
Serão contratados novos funcionários para atuação em agências localizadas em todos os estados e no Distrito Federal. A opção pela localidade deve ser feita durante a inscrição.
Qual o modelo de contratação?
Os aprovados assinarão contrato individual, em caráter de experiência, por 90 dias. Depois, os profissionais passarão a ter vínculo vigente por período indeterminado.
Vale destacar que as contratações ocorrerão pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Como posso esclarecer outras dúvidas sobre o concurso da Caixa?
A Fundação Cesgranrio, banca organizadora, pode ser contatada pelo telefone 0800 701 2028 e e-mail [email protected].
Outra opção é também no site da empresa, onde os candidatos têm à disposição a seção “Fale Conosco” (clique aqui para abrir).