Edital do novo concurso Câmara de Campo Grande MS pode ser publicado ainda neste mês, de acordo com a própria Assessoria de Imprensa da Casa.
Vale ressaltar que, no último dia 5 de outubro, a Câmara aprovou o projeto de lei 10.326/21 para criação do cargo de Assistente Social e alteração do quantitativo de vagas para Assistente Administrativo e Intérprete de Libras.
Situação atual do concurso Câmara de Campo Grande MS
As expectativas em torno do edital do concurso Câmara de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul , não param de crescer. A informação sobre o edital ser publicado ainda em outubro foi confirmada na última sexta-feira, pela assessoria da casa.
Já em relação a banca organizadora, o setor informou que as propostas seguem em análise para escolha. Uma instituição será contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso, como provas objetivas.
O certame visa preencher 15 vagas, sendo 12 para carreira de Assistente Administrativo (nível médio). Além de 2 oportunidades para Tradutor de Libras (nível superior e Certificado de Tradutor e Interpretação de Libras) e 1 para Assistente Social (nível superior na área).
Além disso, com o projeto de lei aprovado, a possibilidade de abertura do novo concurso aumentou.
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul já entrou com uma ação na Justiça pedindo que a Câmara fosse obrigada a demitir comissionados e abrir concurso para substituição.
“Vamos criar cargos e, quando assumirem [os aprovados], teremos que exonerar os comissionados, até porque é um pedido do Ministério Público, e órgãos de controle“, destacou o presidente da Casa, durante a sessão do dia 5 de outubro.
Último concurso Câmara de Campo Grande
O último concurso Câmara de Campo Grande ocorreu em 2017 com a oferta de 70 vagas para 12 cargos diferentes, de níveis médio, técnico e superior.
Os cargos ofertados no edital foram:
- Assistente Administrativo;
- Técnico Legislativo;
- Redator;
- Intérprete de Libras;
- Técnico Administrativo;
- Jornalista;
- Publicitário;
- Analista de Sistema;
- Contador;
- Analista de Controle Interno;
- Técnico em Informática; e
- Técnico em Segurança do Trabalho.
A banca organizadora, Fapec, registrou mais de 18 mil inscrições para o concurso. Os candidatos foram avaliados por meios de Provas Objetivas, que tinham caráter eliminatório e classificatório.
As matérias cobradas na avaliação foram de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos, Conhecimentos Básicos de Informática e Noções de Administração Pública.
Os cargos de nível superior também passaram por uma Avaliação de Títulos.
A validade do concurso foi de um ano e pôde ser estendido por igual período por mais uma vez. Durante esse tempo, a Câmara pôde convocar aprovados para integrarem o quadro de efetivos.