Um novo concurso Câmara de Campo Grande está previsto e pode ofertar diversos cargos diferentes. Veja os detalhes!
O concurso da cidade de Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, ficou viável após a aprovação de um Projeto de Lei de nº 10.326/21, que permite a criação de cargos para Assistentes Sociais, além de alterar o quantitativo de vagas legais para Assistentes Administrativos e Intérpretes de Libras.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
A expectativa é de que um novo edital oferte 15 vagas, sendo 12 somente para o cargo de Assistente Administrativo. Também se espera a oferta de duas oportunidades para Intérprete de Libras e uma Assistente Social.
Os dois últimos cargos são de nível superior, enquanto o primeiro exige formação no Ensino Médio.
Concurso Câmara de Campo Grande: Edital não tem data para sair
A expectativa de um novo concurso para a capital de Mato Grosso do Sul é grande, porém o edital ainda não tem data prevista para ser lançado. O presidente da Câmara afirmou que a publicação acontecerá “quando a documentação estiver pronta”.
Os parlamentares, ao aprovarem o PL, afirmaram que é necessário realizar novas contratações para preencher cargos públicos estratégicos.
Isso se deve ao aumento de demanda em audiências públicas, lives e outras atividades agendadas.
Além disso, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul entrou com uma ação na Justiça requisitando que a Câmara demitisse os funcionários comissionados e abrisse concurso para substituição dos cargos que ficarão vagos.
“Vamos criar cargos e, quando assumirem [os aprovados], teremos que exonerar as comissionadas, até porque é um pedido do Ministério Público, e órgãos de controle”, destacou o presidente da Câmara no início de outubro.
Câmara de Campo Grande pode ter outro concurso!
Em janeiro deste ano, foi aprovada a Lei Complementar nº 405, que altera o Plano de Carreira dos Procuradores Municipais da Câmara.
Por conta disso, um segundo concurso pode ser iniciado, para preencher as vacâncias na carreira mencionada.
Os requisitos para o ingresso na carreira serão ter diploma de formação superior em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. Os contratados poderão receber R$ 10,3 mil inicialmente.
No entanto, ainda não há previsões para o concurso acontecer.
Concurso Câmara de Campo Grande: última edição
O último concurso Câmara de Campo Grande ocorreu em 2017 com a oferta de 70 vagas para 12 cargos diferentes, de níveis médio, técnico e superior.
Os cargos ofertados no edital foram:
- Assistente Administrativo;
- Técnico Legislativo;
- Redator;
- Intérprete de Libras;
- Técnico Administrativo;
- Jornalista;
- Publicitário;
- Analista de Sistema;
- Contador;
- Analista de Controle Interno;
- Técnico em Informática; e
- Técnico em Segurança do Trabalho.
A banca organizadora, Fapec, registrou mais de 18 mil inscrições para o concurso. Os candidatos foram avaliados por meios de Provas Objetivas, que tinham caráter eliminatório e classificatório.
As matérias cobradas na avaliação foram de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos, Conhecimentos Básicos de Informática e Noções de Administração Pública.
Os cargos de nível superior também passaram por uma Avaliação de Títulos.
A validade do concurso foi de um ano e pôde ser estendido por igual período por mais uma vez. Durante esse tempo, a Câmara pôde convocar aprovados para integrarem o quadro de efetivos.