• Página Inicial
  • Concurso Câmara de São Paulo: Novo edital ainda em 2023?

Concurso Câmara de São Paulo: Novo edital ainda em 2023?

Iago Almeida

icone calendario 05 set 2023

Um concurso Câmara de São Paulo  poderá ser publicado muito em breve. Foi aprovado um PL que define critérios para seleção; veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui  e saiba mais!

Concurso Câmara de São Paulo: quando sai o edital?

Portanto, a Câmara de São Paulo  está preparando um novo concurso público paras sair ainda em 2023. E uma boa novidade saiu nesta semana!

Isso porque foi aprovado o Projeto de Lei no 435/2023, que trata das diretrizes e procedimentos para a realização de uma seleção para a Casa.

Segundo o documento, possivelmente a seleção contemplará cargos dos níveis médio e superior. O texto esteve aprovado no dia 23 de agosto, em segunda votação.

Com isso, após a aprovação na Câmara, é preciso apreciação do prefeito Ricardo Nunes, que tem 15 dias para resposta. Lembrando que o projeto é da Mesa Diretora da Casa Legislativa.

Tendo a sanção do prefeito, os preparativos da seleção deverão ser acelerados, já que desde abril está criada a comissão organizadora; veja os nomes:

  • Presidente
    • Paulo Augusto Baccarin
  • Membros
    • Breno Gandelman;
    • Carlos Benedito Vieira Micelli;
    • Celso Gabriel;
    • Erica Correa Bartalini de Araujo;
    • Jose Mauro da Silva;
    • Raimundo Batista; e
    • Alessandra Labaki.

Agora, uma banca estará escolhida e contratada em breve, o projeto básico construído e depois o edital poderá sair. A previsão é que ele saia no segundo semestre.

O que diz a Lei?

O documento fala, primeiramente, sobre o que é o edital. Ele ainda cita algumas informações que já podem ser sobre o edital, caso não haja mudanças.

“É assegurado ao candidato que se enquadra nas vagas reservadas para pessoa com deficiência e cota racial a inscrição em ambas as hipóteses de reserva de vagas, nos termos da legislação específica”, cita o documento.

Os inscritos na seleção vão passar por provas objetiva; discursiva; prática; títulos; psicotécnica ou psicológica; e investigação social e comprovação de idoneidade.

A prova objetiva será do tipo múltipla escolha. Já a discursiva poderá ter questões com respostas abertas, redação ou peça prática.

A prova prática tem como objetivo identificar as habilidades pontuais do candidato em relação ao cargo, como no manuseio e uso de ferramentas, materiais e equipamentos utilizados na função laboral.

Ademais, a prova de títulos é composta por pontuação relacionados à formação e experiência profissional do candidato e deverá especificar os critérios da pontuação e o número máximo de pontos.

A prova psicotécnica ou psicológica tem como objetivo, segundo critérios técnicos, identificar e inabilitar indivíduos cujas características psicológicas se mostrem incompatíveis com o desempenho das atividades inerentes ao posto em disputa.

Veja o documento completo, clicando aqui ! Mais detalhes do projeto? Aqui !

Como foi o último concurso Câmara de São Paulo

Sendo assim, enquanto o próximo concurso não sai, é bom já ir se preparando através do último, que esteve publicado em 2013.

Na época, a seleção contou com a organização da banca Fundação Carlos Chagas e ofertou um total de 22 vagas imediatas.

Portanto, 12 foram para técnico administrativo, cargo que exige nível médio e as outras 10 contemplaram várias funções de nível superior.

Então, foram vagas para procurador legislativo (seis) e consultor técnico legislativo nas especialidades de Biblioteconomia (uma), Informática (uma), Odontologia (uma) e Registro e Revisão (uma).

Posteriormente, os contratados pelo órgão tinham salários iniciais de R$3.825,31 para técnico administrativo e R$8.199,93 para consultor técnico legislativo e procurador.

Vale destacar que as contratações ocorreram pelo regime estatutário, ou seja, que garante estabilidade. A jornada de trabalho foi de 40 horas por semana.

Confira o edital de 2013, clicando aqui!  Além disso, veja abaixo as nomeações feitas:

Anteriormente, os candidatos passaram por: objetivas (todos os cargos), discursivas (procurador legislativo), digitação (técnico administrativo), taquigrafia (consultor na especialidade de Registro e Revisão) e títulos (exceto técnico administrativo).

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais