A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi contratada como banca do concurso Câmara SP e o edital pode sair a qualquer momento. Veja como foi o último certame e se prepare!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso Câmara SP tem banca contratada; e o edital?
Sendo assim, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi contratada como banca organizadora do concurso da Câmara de São Paulo .
Vale destacar que o contrato foi assinado no dia 11 de outubro e tem vigência de 12 meses, ou seja, até outubro de 2024. Veja:
Além disso, a empresa escolhida ficará responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
Agora, o próximo passo é a assinatura do contrato entre as partes e depois o edital ficará iminente, podendo sair a qualquer momento.
Quais as vagas?
De acordo com o documento divulgado, o certame ofertará vagas, de nível superior, para Técnico, Consultor e Procurador Legislativo.
Entretanto, o número de vagas a ser ofertado ainda não foi divulgado. Veja o regulamento do concurso, clicando aqui ! Mais detalhes da seleção? Aqui !
Ainda, de acordo com o site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo , os cargos de Técnico e Procurador Legislativo estão com a seguinte defasagem no número de servidores:
- Técnico Legislativo: 131 cargos vagos
- Procurador Legislativo: 03 cargos vagos
Aplicação de provas e mais etapas no concurso Câmara SP
Portanto, de acordo com o regulamento divulgado anteriormente, a seleção será mediante a aplicação de provas, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou do emprego público.
E são várias etapas: prova objetiva; prova discursiva; prova prática; avaliação de títulos; avaliação psicotécnica ou psicológica; e investigação social e comprovação de idoneidade.
Ademais, o modelo de prova objetiva será do tipo múltipla escolha (várias alternativas e apenas uma única resposta correta), o mesmo adotado pela banca em outras seleções.
Mas, no caso da avaliação discursiva, serão questões com respostas abertas ou no estilo de redação, podendo ainda ser aplicada na forma de peça prática.
Já a prova prática terá como objetivo identificar as habilidades pontuais do candidato em relação ao cargo, para ver se ele está apto à assumir o posto.
A prova de títulos, por sua vez, são em relação à formação e experiência profissional. O psicotécnico ou psicológico é para identificar e inabilitar o candidato, para mostrar se ele é incompatível com o desempenho das atividades.
Como foi o último concurso Câmara SP?
Quem quer começar a se preparar para o novo concurso, pode usar o último edital como base de estudos! Assim, a última seleção foi em 2013.
Lembrando que o edital trouxe oferta de 22 vagas para cargos de níveis médio e superior, escolhendo a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora.
Na época, o concurso estava composto de provas objetivas sobre Conhecimentos Gerais e Específicos para todos os cargos.
Além disso, no caso de Procurador ainda houve prova discursiva e para Consultor Técnico – Registro e Revisão, houve prova de taquigrafia. E para Técnico Administrativo esteve cobrada prova de digitação.
Confira o edital completo do último concurso!
Como gabaritar as provas da FGV?
Para já começar a se preparar para o concurso da Câmara de São Paulo , venha conhecer um pouco mais sobre o perfil da FGV!
A Fundação Getúlio Vargas é uma das bancas mais reconhecidas nacionalmente! Isso porque a instituição costuma elaborar provas para concursos nas áreas Tribunais, Fiscais, Administrativas, Policial e Jurídicas, como o Exame de Ordem (OAB).
As provas objetivas costumam ser de múltipla escolha e exigem uma raciocínio crítico dos candidatos, visto que a banca de aprofunda em questões políticas, econômicas e sociais.
Já nas provas discursivas, a banca costuma elaborar questões abertas, como o estudo de caso. Abaixo montamos uma lista com outras características importantes sobre a seleção da FGV:
- Nível de cobrança: bem nivelado de acordo com o tipo de prova.
- Distribuição de conhecimentos do edital: costuma abranger todo o edital, ainda que o número de questões para cada assunto varie.
- Quantidade média de questões: 70 a 80 questões.
- Enunciados: longos e complexos, com a utilização de termos técnicos e metafóricos.