Concurso Capes: Novo edital em vista? 90 vagas são solicitadas. Confira!

Concurso Capes: Banca definida!

Há mais de 10 anos sem concurso Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o órgão busca autorização para realização de uma nova seleção para o preenchimento de 90 vagas de Analista em Ciências e Tecnologia. Saiba mais!

O pedido foi encaminhado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e aguarda aval. A expectativa é que o edital possa ser publicado ainda em 2023, com nomeações em 2024.

Segundo a Capes, o órgão está em tratativas com o Ministério para estabelecer um calendário para realização do concurso.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Caso a seleção seja autorizada, o próximo passo é escolha da comissão, responsável pela definição da banca organizadora que tem como atribuição viabilizar as etapas do concurso e elaborar o edital.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!

Como foi o último concurso Capes?

O último edital foi publicado em 2012 para o preenchimento de 140 vagas distribuídas da seguinte maneira:

  • Assistente em Ciência e Tecnologia: 70 vagas
  • Analista em Ciência e Tecnologia Júnior
    • Geral: 63 vagas
    • Arquivologia: 1 vaga
    • Biblioteconomia: 2 vagas
    • Contabilidade: 4 vagas

Posteriormente, os habilitados ingressaram no órgão fazendo jus a salários iniciais nos seguintes valores:

  • Assistente em Ciência e Tecnologia: R$ 2.711,33
  • Analista em Ciência e Tecnologia Júnior: R$ 8.124,68

Na ocasião, a banca organizadora foi o Cespe (atual Cebraspe) e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas, práticas, discursivas e de títulos.

A prova objetiva consistiu em 120 questões do tipo “certo” ou “errado”, sendo 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos.

Já a prova discursiva consistiu em uma redação dissertativa sobre o tema “atualidades” para o cargo de Assistente e na elaboração de uma nota técnica acerca dos conhecimentos específicos para o cargo de Analista.