Após 11 anos de espera o novo concurso Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) está autorizado com 50 vagas para Analista; veja as possíveis banca do edital!
Edital do concurso Capes sai ainda em 2023?
É o que os concurseiros querem saber! E sim, um novo concurso pode sair em breve para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Isso porque o órgão recebeu autorização para preenchimento de 50 vagas na carreira de Analista em Ciência e Tecnologia. Esse aval foi na primeira leva de concursos federais autorizados.
Portanto, vale destacar que a previsão é que o edital seja publicado no decorrer do segundo semestre, até dezembro de 2023, segundo a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.
A recomposição de parte da força de trabalho, permitirá o fortalecimento e a diversificação das ações e dos Programas do órgão”, agradeceu Rodrigo Lamego, diretor de Gestão da CAPES.
Lembrando que o Capes na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.
Quais bancas estão na disputa do concurso Capes 2023?
Portanto, os trâmites rumo a publicação do edital estão avançando. O órgão deu inicio ao processo de contratação da banca organizadora.
Ao todo, oito instituições demonstraram interesse e estão lutando para vencer o processo licitatório. Confira abaixo quais são:
- Instituto AOCP;
- Instituto Selecon;
- Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC);
- Instituto Avalia;
- Instituto Nosso Rumo;
- Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe);
- Fundação Getúlo Vargas (FGV); e
- Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).
Entretanto, não há nenhuma previsão para que o processo seja encerrado. Lembrando que a comissão chegou a ser formada logo em junho, ou seja, os trâmites estão rápidos.
Concurso Capes: Detalhes da carreira de Analista
Os interessados em participar do concurso Capes devem se atentar às informações; a carreira de Analista em Ciência e Tecnologia exige o nível superior em qualquer área de formação.
Além disso, o salário inicial do aprovado terá valor de R$ 7.683,24, já com o acréscimo do auxílio alimentação.
Requisitos
- Analista em Ciência e Tecnologia – área de atuação:
- Geral: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação.
- Arquivologia: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Arquivologia, e registro na Delegacia Regional do Trabalho.
- Biblioteconomia: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biblioteconomia, e registro conselho regional da categoria.
- Contabilidade: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis, e registro no conselho regional da categoria.
Atribuições
- Analista em Ciência e Tecnologia
- Geral: organizar, dirigir e executar atividades referentes à formulação e execução de políticas institucionais de gestão da educação, gestão de programas, gestão da avaliação de cursos e programas; planejamento financeiro, elaboração e execução orçamentária
- Arquivologia: gestão da informação e de documentos; mapeamento, avaliação, digitalização e microfilmagem de documentos; planejamento e padronização de ações voltadas a técnicas de protocolo e arquivo; preservação, conservação e restauração de documentos; e executar as demais atividades definidas em normas da CAPES.
- Biblioteconomia: organizar, dirigir e executar trabalhos técnicos relativos a atividades biblioteconômicas, desenvolvendo um sistema de catalogação, classificação, referência e conservação de acervo bibliográfico, para armazenar e recuperar informações de caráter geral ou específico e colocá-las à disposição dos usuários em biblioteca e centro de documentação; executar atividades de administração em geral; e executar as demais atividades definidas em normas da CAPES.
- Contabilidade: organizar, dirigir e executar atividades referentes à contabilidade em geral, planejando, supervisionando e orientando a execução dos trabalhos, com vistas à apuração dos elementos necessários à elaboração orçamentária e ao controle da situação financeira e patrimonial; conhecer a Contabilidade Pública do Plano de Contas da União e o SIAFI; realizar inspeções contábeis; analisar prestação de contas e executar atividades de administração em geral e executar as demais atividades definidas em normas da CAPES.