Minuta de contrato entre o CBMERJ e a FunRio, para o concurso Bombeiros RJ, já está pronta e poderá ser assinada nos próximos dias.
O concurso Bombeiros RJ contará com vagas para temporários, nos cargos de soldado e oficial, sendo este último para o quadro da Saúde.
Concurso CBMERJ: Minuta de contrato
O edital do novo Concurso Bombeiros RJ , com 3 mil vagas temporárias, deve ser publicado em breve. Um dos últimos passos para isso deve ser concluído nos próximos dias, com a assinatura e publicação do contrato entre a corporação e a FunRio, banca organizadora.
A minuta de contrato já está pronta. Na última segunda-feira, 1º, a justificativa para a contratação e o documento foram encaminhados para a Assessoria Jurídica da corporação.
Com o aval, o documento deverá ser assinado e publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro nos próximos dias. Ao que tudo indica, a expectativa é para que o edital seja publicado até o dia 15 de fevereiro.
Entretanto, é possível que o cronograma seja alterado, podendo a publicação ocorrer até o final do mês.
“Os esforços são para divulgar o edital ainda na primeira quinzena de fevereiro e já iniciar as inscrições imediatamente. Mesmo que aconteça um pequeno atraso, o edital sairá no próximo mês. No momento, estamos fechando os requisitos, os programas e o cronograma”, disse a fonte do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro .
Vale ressaltar que de acordo com fontes, as provas devem ser aplicadas 60 dias após a divulgação do edital. Sendo assim, os exames podem ocorrer já no mês de abril.
Concurso CBMERJ será para soldados e oficiais
A seleção Bombeiros RJ ofertará 3 mil vagas para temporários, nos cargos de soldado e oficial, sendo este último para o quadro da Saúde.
De acordo com a proposta técnico-orçamentária da seleção, as vagas de soldado serão para combatente, motorista (combatente com CNH tipo B), guarda-vidas e técnicos de enfermagem e socorrista.
As oportunidades para oficiais temporários serão nas áreas da Saúde, nos cargos de: médico (diversas especialidades); enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
Conforme a proposta, a escolaridade exigida para o oficial é o nível superior completo, com graduação na área de interesse. No caso dos médicos especialistas, será exigida ainda a especialização correspondente.
Já para as vagas de soldado temporário será necessário ter o nível médio completo. Nos casos das oportunidades para técnicos de enfermagem, será exigido o curso técnico na área.
Além da escolaridade, como prevê o Serviço Militar Temporário Voluntário, a idade máxima para ocupar o posto de praça temporário será de 25 anos e a de oficial temporário de 35 anos.
De acordo com a lei, tanto os praças quanto os oficiais temporários terão, no segundo ano de serviço, remuneração similar, mas não superior, a um bombeiro da classe ou nível e escala hierárquica.