O concurso CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) teve mais um avanço para a contratação de 144 novos Soldados na especialidade de busca e salvamento.
Após análise da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE RJ), a minuta do edital precisou de ajustes e está novamente em fase de avaliação jurídica. Caso as alterações sejam aprovadas, o documento retornará à PGE RJ para revisão final antes de ser publicado.
Apesar desse avanço, o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) informou que ainda não há uma data definida para a publicação do edital.
Quer acompanhar todas as novidades sobre o concurso CBMERJ? Fique com a gente e não perca nenhuma atualização!
Índice
Qual a data prevista para a publicação do edital do concurso CBMERJ?
Os preparativos para o novo concurso CBMERJ, destinado ao cargo de Soldado na especialidade de Busca e Salvamento, estão em fase avançada.
No dia 14 de outubro de 2024, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Costa, autorizou oficialmente a realização do certame, conforme despacho publicado no Diário Oficial do Estado. Com isso, o processo seguiu seu trâmite normal.
![Concurso CBMERJ: Edital avança e será publicado em breve! 2 O Governador do Estado autorizou a publicação do edital para o concurso CBMERJ, que será organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional.](https://www.novaconcursos.com.br/portal/wp-content/uploads/2025/02/Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-10-as-10.57.40_b67a51e2.webp)
Inicialmente, a expectativa era que o edital fosse publicado ainda em 2024. No entanto, atrasos na definição da banca organizadora comprometeram o cronograma planejado pelo CBMERJ.
Após análise da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), a minuta do edital precisou de ajustes e está novamente em fase de avaliação jurídica. Caso as alterações sejam aprovadas, o documento passará por uma revisão final antes da publicação oficial.
Apesar do avanço nas etapas, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), responsável pela organização do concurso, informou que ainda não há uma data definida para a publicação do edital.
“Ainda não tem previsão, mas provavelmente não deve demorar”, informou a banca.
Com isso, a expectativa é que o edital seja divulgado em breve! Para que o cronograma não sofra novos atrasos, os trâmites precisam avançar rapidamente.
Concurso CBMERJ: previsão de144 vagas. Qual será a remuneração?
O concurso CBMERJ irá ofertar, conforme o termo de referência, 144 vagas para o cargo de Soldado na especialidade de busca e salvamento, exigindo formação de nível médio. Destas vagas, 20% serão reservadas para candidatos negros e indígenas, e 10% para candidatos que comprovarem hipossuficiência financeira.
Os requisitos para o ingresso no cargo, conforme a legislação vigente, incluem idade mínima de 18 anos e máxima de 32 anos, além da comprovação de conclusão do ensino médio.
Durante o curso de formação, a remuneração inicial para o cargo de Soldado será de R$ 2.956,43. Após a conclusão, o salário do Soldado de carreira passará para R$ 5.233,88. Vale ressaltar que esse valor pode ser acrescido com benefícios e gratificações, conforme a Lei nº 279/79.
Além disso, é possível obter gratificações por habilitação profissional, que serão concedidas aos candidatos que concluírem com êxito o curso de formação. No entanto, os detalhes sobre esses adicionais ainda não foram divulgados.
As contratações ocorrerão sob o regime estatutário, garantindo estabilidade e segurança aos aprovados.
Como serão as etapas do concurso CBMERJ?
A estrutura da prova para o cargo de soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro já foi definida e está detalhada no documento preparatório utilizado na seleção da banca organizadora.
O processo seletivo contará com uma prova objetiva composta por 60 questões, distribuídas da seguinte maneira:
- Língua Portuguesa – 30 questões; e
- Matemática – 30 questões.
Cada questão contará com cinco alternativas, das quais apenas uma será a correta. De acordo com o estudo técnico, as provas serão aplicadas de forma regionalizada, abrangendo diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro.
O comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, tenente-coronel Jair Breta Júnior, informou que a segunda fase do concurso incluirá uma prova prática, na qual os candidatos serão avaliados por meio de um Teste de Habilidade Específica (THE). Durante o exame, os participantes deverão realizar as seguintes atividades:
- Apneia voluntária em repouso;
- Apneia voluntária em movimento;
- Nado livre; e
- Flutuação.
A terceira etapa do concurso será o Teste de Aptidão Física (TAF), que exigirá dos candidatos a realização de uma corrida de meio fundo de 2.400 metros em pista de atletismo de 400 metros. Além disso, serão aplicados exercícios de flexão e extensão de membros superiores em barra fixa cilíndrica (com diâmetro entre 3 cm e 3,5 cm) e flexão abdominal.
Após o Teste de Aptidão Física (TAF), os candidatos enfrentarão o exame de saúde e avaliação de títulos.