O primeiro concurso Ceasa RJ pode estar para ser lançado, já que a Central de Abastecimento requisitou ao governo uma autorização para selecionar servidores.
O governo do Rio está realizando estudos para ver como serão os gastos para a realização do primeiro concurso da Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa RJ).
De acordo com informações, o governo está prevendo o impacto orçamentário que a seleção da Ceasa causará entre os anos de 2021 e 2024. Isso porque o Estado passa pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), portanto o edital do certame deve se enquadrar dentro da lei de orçamento.
Caso o pedido se encaixe no RRF, então será levado ao governador do Rio, Cláudio Castro.
MP exonera 29 cargos na Ceasa!
A Ceasa RJ emitiu o pedido de concurso a partir de uma determinação do Ministério Público, que indicou a necessidade de exonerar 29 cargos de Encarregado de Serviços.
As vacâncias que serão causadas pela exoneração precisarão ser preenchidas pela seleção que foi requisitada e aguarda pela autorização.
Atualmente, a Central conta com 132 funcionários, sendo 129 comissionados.
Outro fator que influenciou no pedido de seleção foi a idade avançada de alguns funcionários e a falta de qualificação profissional em outras carreiras.
“Para adequação dos serviços prestados pela Ceasa RJ, observando a necessidade de exoneração de 29 empregados de cargos em comissão […], recomendamos que a Companhia prossiga no procedimento de obtenção de autorização governamental para abertura de concurso público”, consta em uma nota assinada pelos diretores da Ceasa.
O órgão também prevê alteração do Plano de Classificação dos Cargos, que está em vigor, sem mudanças, desde 1987.
Ceasa RJ está sendo investigada!
A Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro está sendo investigada desde 2019 por nunca ter realizado um concurso público.
A Central, que está vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, foi inteirada, pelo MP, a fazer uma relação com todos os cargos e funcionários na ativa em 2019.
O MP também avisou à Secretaria as medidas administrativas que poderiam ser tomadas no caso.
A Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio alegou que os cargos ocupados no órgão eram por indicação política, porém isso não impediu que 29 cargos fossem exonerados.
A Unidade da Ceasa Grande Rio é a segunda maior da América Latina e, somando todas as unidades do Rio, são 800 empresas e mais de 2.000 funcionários cadastrados.