O secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, confirmou que diversas seleções estão previstas para serem realizadas até o ano de 2022. Entre elas, está o concurso CGDF (Controladoria Geral do Distrito Federal), que deverá ofertar vagas para o cargo de Auditor de Controle Externo.
Concurso CGDF: certame confirmado
Ao confirmar a realização de um novo concurso público para a Controladoria Geral do Distrito Federal , o secretário enfatizou a importância dos servidores para a Administração Pública.
“Os servidores, eu tenho falado, são o oxigênio da cidade, o oxigênio da Administração Pública. Porque são pessoas que vão entregar as políticas públicas”, comentou.
O secretário ainda afirmou que como a cidade e as necessidades crescem, serão necessários mais servidores públicos para entregar um serviço de qualidade, se fazendo necessária a realização de novas seleções para aumentar o quadro de pessoal.
Concurso CGDF: edital em breve
O edital do novo concurso CGDF deve ser publicado em breve, isso porque a comissão organizadora está trabalhando a todo vapor para sua publicação.
Vale ressaltar que a Portaria Nº 63/2021, que dispõe sobre a autorização do concurso, já foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal. A autorizado aconteceu em 2018 e o edital é aguardado até agora.
Está prevista a abertura de 234 vagas para Auditor de Controle Interno, sendo 87 para provimento imediato e 147 para cadastro de reserva.
Para Auditor de Controle Interno – Finanças e Controle e Auditor de Controle Interno – Planejamento e Orçamento, é exigido nível superior em qualquer área de formação, em nível de graduação.
O salário inicial para as carreiras é de R$ 12.800,00, podendo chegar a R$ 17.558,15 no último nível/classe, segundo informa o Portal da Transparência do Distrito Federal .
E uma boa notícia aos concurseiros é que a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2021 foi publicada com previsão de orçamento para nomeação de 43 candidatos.
Entretanto, o provimento dos cargos das carreiras que estão citadas na Portaria depende ainda de prévia autorização da Secretaria de Estado de Economia e está condicionado à:
- I – existência de vagas no cargo no qual se dará o provimento;
- II – ocorrência de vacâncias que justifiquem suas correspondentes reposições, até o término do período de restrição imposto pelo art. 8º da Lei Complementar nº 173/2020; e
- III – adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Concurso CGDF: cargos vagos
Segundo pesquisa no Portal da Transparência, atualmente são 380 cargos vagos para a carreira de Auditor de Controle Interno na Contoladoria. A referência é de março de 2021; isso aumenta a pressão por um novo edital.
Último concurso CGDF
Publicado em 2013 e organizado pela banca Fundação Universa, o último concurso Controladoria Geral do Distrito Federal ofertou 60 vagas para Auditor de Controle Interno.
As vagas foram divididas entre: 30 na especialidade de Finanças e Controle e 30 para Planejamento e Orçamento.
A seleção recebeu 9.601 inscrições, tendo uma concorrência aproximada de 135 candidatos por vaga na especialidade Finanças e Controle e 185 por vaga na especialidade Planejamento e Orçamento.
Os candidatos foram avaliados por meio de várias etapas, sendo:
- 1ª Prova Objetiva (eliminatória e classificatória);
- 2ª Prova Discursiva – Redação (eliminatória e classificatória);
- 3ª Sindicância de vida pregressa (eliminatória);
- 4ª Curso de formação (classificatório e eliminatório);
- 5ª Avaliação de títulos (classificatória).