Concurso CGU: Terá provas em todas as capitais?

O concurso CGU não terá oferta de vagas em todo o país, mas Ministro afirmou que as provas serão aplicadas e avaliadas em todas as capitais!

Na última segunda-feira (30/08), o ministro Wagner Rosário, respondeu diversas perguntas de internautas e em uma das respostas afirmou que as provas serão aplicadas em todas as capitais.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Contudo, ainda não está oficializado de que as provas acontecerão mesmo em todas as capitais do país. Lembrando que antes o próprio ministro havia dito que as provas seriam aplicadas somente nos locais onde haveriam vagas.

Os candidatos que forem aprovados no certame poderão atuar no Distrito Federal, onde há a maior oferta de vagas. Os técnicos poderão atuar somente na Região Norte de Brasília.

Os estados do Nordeste não serão contemplados neste edital.

Concurso CGU: Panorama Geral

O concurso CGU (Controladoria Geral da União) terá a oferta de 375 vagas, sendo 300 de nível superior e 75 de nível médio.

O concurso, que foi autorizado em julho, tem previsões de abrir as inscrições em dezembro de 2021 para ter as nomeações feitas ainda no primeiro semestre de 2022.

Os trâmites para a escolha da banca organizadora já estão acontecendo e a empresa que estará à frente do certame deve ser divulgada em breve.

Vagas e salários

O certame ofertará 300 oportunidades para Auditores Federais e as outras 75 restantes para Técnicos Federais.

Os salários do Concurso CGU são muito atrativos. Para o cargo de Técnico, de nível médio, a remuneração é de R$ 7.283,31, enquanto para o de Auditor, o vencimento é de R$ 19.197,06.

Como foram as provas do último concurso CGU?

O último concurso CGU para contratar Técnicos e Analistas aconteceu em 2008 e contou com as seguintes etapas de avaliação:

  • Prova Objetiva;
  • Prova Discursiva, exclusivamente para o cargo de Analista;
  • Sindicância de vida Pregressa; e
  • Curso de Formação.

Para o cargo de Analista, especificamente, três Provas Objetivas foram aplicadas, além da Prova Discursiva.

Prova Discursiva do último Concurso CGU

A última seleção da Controladoria Geral da União contou, além da Prova Objetiva, com uma Prova Discursiva.

Essa avaliação foi aplicada junto com a Prova Objetiva II e valeu 90 pontos.

O exame consistiu no desenvolvimento de um tema referente ao conteúdo programático da disciplina Administração Pública e Conhecimentos Básicos – comum a todas as Áreas.

Os candidatos precisaram escrever um texto de 40 linhas, no mínimo, e 60, no máximo.

Essa etapa de avaliação não foi cobrada para o cargo de técnico.