Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 9 de dezembro, o extrato de contrato com o Cebraspe , banca organizadora do concurso CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Saiba mais!
Dessa forma, o edital pode ser publicado a qualquer momento.
De acordo com o documento, o contrato com a banca terá prazo de validade de dois anos. Veja
- Confira: Curso Online CNMP – Técnico Administrativo
- Confira: Curso Online CNMP – Segurança Institucional
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso CNMP: Vagas previstas
Em síntese, a previsão é que sejam ofertadas 9 vagas imediatas, além de oportunidades de cadastro reserva para as seguintes carreiras:
- Técnico: 6 + CR
- Analista
- Direito: 1+CR
- Gestão Pública: 1+CR
- Análise de Sistemas: 1+CR
Além disso, vale destacar que o órgão conta com 23 cargos vagos. São eles:
- Técnico: 14 vacâncias;
- Analista: 9 vacâncias.
Nesse sentido, os aprovados no concurso farão jus a seguinte remuneração inicial:
- Técnico: R$ 7.080,21
- Analista: R$ 12.455,30
Quais os requisitos para investidura nos cargos?
São requisitos básicos:
Analista do CNMP
Curso superior completo, em nível de graduação e registro profissional no Órgão de Classe Competente, quando necessário. Algumas especialidade requerem ainda habilitação legal específica e experiência profissional.
Técnico do CNMP
Ensino médio concluído. A especialidade de Segurança Institucional também exige Carteira Nacional de Habilitação categoria “D” ou “E”.
Quais as atribuições?
Os aprovados realizarão as seguintes funções:
Técnico
- Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os conselheiros, membros e chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais, bem como em atos de fiscalização, controle externo e outras ações institucionais do Conselho Nacional do Ministério Público;
- Ajudar no planejamento, gerenciamento, organização, coordenação, supervisão, assessoramento, estudo, pesquisa, bem como, na execução de tarefas que envolvam implementação, acompanhamento e fiscalização de serviços administrativos;
- Auxiliar os conselheiros, membros e chefias em eventos oficiais, audiências e diligências;
- Realizar atividades relativas ao exame, instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos, compatíveis com a complexidade e responsabilidade do cargo;
- Auxiliar nos levantamentos, avaliações, vistorias, perícias, inspeções, correições e auditorias, quando formalmente designado.
Analista
- Desempenhar atividades de nível superior, de complexidade e responsabilidade compatíveis com o cargo, relativas ao exercício das competências constitucionais e legais do Conselho Nacional do Ministério Público;
- Assessorar, direta ou indiretamente, nas suas respectivas áreas de atividade e especialidade, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, conselheiros, membros e chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais, bem como em atos de fiscalização, controle externo, audiências, diligências e outras ações institucionais do Conselho, realizando, entre outras atividades, aquelas consistentes em: analisar, instruir e movimentar processos, procedimentos e documentos, inclusive na contratação de obras, bens e serviços;
- Realizar ou acompanhar levantamentos, avaliações, vistorias, perícias, inspeções, correições e auditorias, quando formalmente designado; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios, termos de referência, especificações, atos e documentos congêneres, indicando, quando for o caso, a fundamentação técnica, métodos e parâmetros aplicados;
- Elaborar estudos, relatórios e minutas de notas técnicas, atas, pareceres, atos normativos e administrativos e outros instrumentos congêneres.
Como foi o último concurso CNMP?
Ademais, a última seleção foi realizada em 2015 e ofereceu 87 vagas imediatas, além de oportunidades de cadastro reserva para os cargos de Técnico e Analista.
Na ocasião, a banca organizadora foi a FCC (Fundação Carlos Chagas) e avaliou os candidatos através de três etapas:
- Prova Objetiva
- Prova Discursiva – Redação (exceto para Segurança Institucional)
- Teste de Aptidão Física (somente para Segurança Institucional)
A prova objetiva foi composta de 60 questões de múltipla escolha, acerca dos conhecimentos abaixo:
- Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico-Matemático
- Legislação de Interesse Institucional
- Conhecimentos Específicos
- varia de acordo com o cargo pretendido.
Contudo, vale mencionar que a seleção registrou, ao todo, 64.440 inscritos, sendo que o cargo com maior procura foi o de Técnico do CNMP – Administração, com 34.178 inscritos.
A seleção foi homologada em 2015 e teve prazo de validade de dois anos, prorrogado por igual período, ou seja, ficou válido até maio de 2019.
Dessa forma, durante o período de vigência da seleção, 125 aprovados foram nomeados.