O concurso CNU Concurso Nacional Unificado), que oferece 6.640 vagas, divulgou neste domingo, 18 de agosto, os 36 cadernos de provas do certame!
Com gabaritos preliminares previstos para 20 de agosto, o certame registrou uma abstenção de mais de 50% dos inscritos!
Confira todos os detalhes a seguir!
Cadernos de provas do CNU já estão disponíveis!
Os cadernos de provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) foram liberados neste domingo, 18 de agosto, e já podem ser acessados no site oficial do concurso.
Índice
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou 36 tipos diferentes de provas, organizadas em oito blocos.
A Cesgranrio, organizadora do CNU, preparou várias versões de algumas provas, com destaque para os candidatos do bloco 8, que contarão com até cinco gabaritos diferentes.
Confira o caderno de provas: Manhã | Tarde
A próxima etapa do CNU será a divulgação dos gabaritos preliminares, que está prevista para terça-feira, 20 de agosto. A partir dessa data, os participantes terão até o dia seguinte, 21 de agosto, para interpor recursos.
A divulgação das notas preliminares e definitivas das provas objetivas e discursivas ocorrerá no dia 8 de outubro. Já os resultados finais do CNU estão programados para serem anunciados em 21 de novembro.
Os candidatos aprovados começarão a ser convocados para a posse e realização de cursos de formação a partir de janeiro de 2025.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Ministra avalia CNU e comenta abstenção
A ministra de Inovação e Gestão, Esther Dweck, fez um balanço na noite de domingo sobre a aplicação das provas do CNU.
De acordo com ela, aproximadamente 1 milhão de pessoas compareceram para realizar as provas, sendo que haviam 2,1 milhões de inscritos, o que significa que mais da metade dos candidatos não compareceu.
“Estimamos que cerca de 1 milhão de pessoas realizaram a prova hoje, o que está dentro da nossa expectativa, considerando a magnitude de concursos públicos desse porte,” comentou a ministra.
[the_ad id=”230282″]
Como funciona o CNU?
O Concurso Nacional Unificado (CNU) é uma iniciativa lançada em agosto de 2023, com o objetivo de realizar uma prova única para preencher mais de 6 mil vagas em diversos órgãos do governo federal. Essa proposta visa democratizar o acesso da população às vagas públicas, com a realização de provas em 220 municípios espalhados por todo o país.
De acordo com José Celso Cardoso, secretário do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o CNU é inovador devido ao grande número de vagas oferecidas simultaneamente, abrangendo mais de 100 órgãos da Administração Pública Federal.
“É uma ideia de fato inovadora, considerando a quantidade de vagas sendo oferecidas ao mesmo tempo. Essas vagas cobrem várias áreas de atuação do Estado, garantindo que os servidores possam contribuir em diferentes setores da Administração Pública Federal”, destacou o secretário.
Com esse modelo, o CNU pretende otimizar os custos, simplificar processos e melhorar a operacionalização dos concursos públicos. Além disso, busca uniformizar o processo de seleção e os critérios de acesso, ampliar o ethos público na administração federal e, sobretudo, democratizar o acesso aos cargos públicos.
Tem interesse em ingressar na carreira pública? Confira aqui outros concursos abertos a nível nacional!