Boa notícia, concurseiros! Nesta quinta-feira, 6 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinou um decreto que oficializou a exclusão do Correios do Programa Nacional de Desestatização. Sendo assim, a realização de um novo concurso Correios ganha forças!
Ao todo, sete empresas foram excluídas do PND, são elas:
- Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT);
- Empresa Brasil de Comunicação (EBC);
- Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev);
- Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep);
- Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro);
- Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF);
- Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec).
Índice
A medida já era esperada, visto que Lula é um crítico das privatizações desde a época da campanha eleitoral.
Vale lembrar que a ideia era que o correios fosse 100% privatizado por um leilão a ser realizado no primeiro semestre de 2022.
A proposta foi enviada ao Congresso Nacional pelo governo Jair Bolsonaro ainda em 2021. Após ter sido aprovada na Câmara, a pauta travou dentro do Senado Federal, o que impediu o andamento dos tramites.
Sendo assim, sindicalistas afirmam que há tratativas para que a publicação do novo edital aconteça.
“Os Correios aguardam por orientações do Ministério do Planejamento”, disseram
Atualmente o Ministério do Planejamento é comandado pela ministra Simone Tebet, que tem como objetivo planejar a administração governamental e a viabilidade orçamentária dos projetos.
Caso o Ministério aprove o concurso, caberá a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck , dar o aval para seleção.
- Confira: Curso Online Correios – Agente dos Correios
- Confira: Apostila Correios 2023 – Agente dos Correios
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Servidores do Correios estão cedidos para outros órgãos!
De acordo com o Portal de Transparência e Prestação de Contas dos Correios, o déficit atual do órgão é de mais de 15 mil servidores.
Além disso, 353 funcionários estão cedidos para outros órgãos, ou seja, isso reforça a defasagem e a necessidade de um novo concurso. Veja!
Para acessar o documento na íntegra, clique aqui!
Como foi o último concurso Correios?
Conforme os anos vão passando, a força de trabalho do órgão foi diminuindo, visto que o último concurso aconteceu em 2011.
Foram ofertadas 9 mil vagas de níveis médio e superior de formação e de acordo com o Cespe (Cebraspe), banca organizadora, foram registradas 1.051.256 candidaturas.
Confira a estrutura das provas!
Nível Médio
Nível Superior
Em 2012, os Correios solicitaram 13.2727 vagas para o Ministério das Telecomunicações, sendo 10 mil para um novo concurso e as demais para convocar os aprovados do concurso de 2011.
No entanto, o pedido foi negado. Em 2016, 2 mil vagas foram anunciadas para a carreira de Agente de Correios, exigência de nível médio.
Na época, foi elaborado um projeto básico, onde estava previsto que os candidatos seriam avaliados por meio de três etapas:
- Prova Objetiva;
- Teste de Aptidão Física;
- Exame Médico Admissional.
As provas objetivas seriam compostas das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Conhecimentos Gerais.
Os aprovados seriam lotados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal e seriam remunerados com salários iniciais de até R$ 3.017,42. Porém, a seleção não saiu do papel.
Por fim, em 2017 foi realizado um concurso com oferta de 88 oportunidades para as áreas de Medicina, Enfermagem, Engenharia e Segurança do Trabalho.