Os editais do concurso Correios com mais de 3 mil vagas de níveis médio e superior estavam previstos para serem divulgados neste mês de setembro, conforme prometido pela empresa.
No entanto, os documentos não foram publicados no Diário Oficial nesta segunda-feira, 30 de setembro. Diante disso, fica o questionamento: cadê os editais?
Continue conosco nessa página e entenda o que aconteceu!
Por que os editais do concurso Correios ainda não foram publicados?
O principal motivo do atraso na publicação dos editais do concurso dos Correios foi a demora na formalização do contrato entre a instituição e a banca organizadora, o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).
O Instituto é o responsável por elaborar os editais, além de receber as inscrições e conduzir as etapas avaliativas, como as provas objetivas.
O resumo do contrato indicava o início da vigência em 24 de setembro, data que permitiria o início dos trabalhos pela organizadora.
No entanto, o prazo de vigência foi alterado e teve início a partir da última sexta-feira, 27 de setembro, se estendendo até o dia 27 setembro de 2026, ou seja, embora a assinatura entre as partes estivesse prevista desde o dia 17 de setembro, ela só aconteceu na última sexta-feira, 27.
Veja o documento:
Vale mencionar que o contrato indica que “o prazo para início da execução dos serviços é de até 01 (um) dia útil, a partir da vigência do contrato.”
Sendo assim, somente a partir desta segunda-feira, 30 de setembro, é que o Instituto poderá iniciar os trabalhos e viabilizar a publicação dos editais.
De acordo com o IBFC, os editais já estão prontos e devem ser publicados a qualquer momento.
Entretanto, cláusulas no projeto básico indicam algumas etapas que ainda precisam ser concluídas. Segundo o item 3.1 do documento “A contratada deverá realizar, inicialmente, reunião de alinhamento, preferencialmente de forma presencial, com a contratante, que deverá ocorrer em até 5 dias úteis, a partir do início da vigência do contrato”.
Dessa forma, é pouco provável que a divulgação dos editais aconteça nos próximos dias.
Cronograma de execução do concurso Correios 2024
Lembrando que o cronograma de execução inicialmente divulgado pela estatal, trazia a seguinte previsão:
- março a julho: planejamento do concurso e processo licitatório para a contratação da banca;
- agosto: contratação da banca;
- setembro: edital do concurso Correios; e
- dezembro: início das contratações.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Com o atraso na publicação dos editais, provas devem ficar para dezembro
Com o atraso na contratação da banca e na publicação dos editais, outras etapas serão impactadas.
As provas, inicialmente previstas para o dia 17 de novembro, agora devem acontecer em dezembro de 2024, respeitando o prazo mínimo de 2 meses entre a publicação dos editais e a aplicação das provas.
Isso porque, de acordo com o projeto básico, o edital de abertura deve “ser publicado no Diário Oficial da União, com antecedência mínima de 2 (dois) meses da realização da primeira prova.”
O documento também previa a entrega do resultado do concurso até o dia 23 de dezembro de 2024 (Agente dos Correios) e o início das inscrições pelo menos 15 dias após a publicação dos editais.
Com o atraso, o resultado final do concurso também pode ser comprometido, bem como o início das inscrições, que deve ficar para meados de outubro.
De acordo com o item 3.2 do projeto básico:
“O resultado final do concurso para o(s) cargo(s) provido(s) somente por meio de prova objetiva deve ser encaminhado à CONTRATANTE em até 120 (cento e vinte) dias corridos. Para o(s) cargo(s) providos com prova objetiva e discursiva, o resultado deve ser encaminhado à CONTRATANTE em até 160 (cento e sessenta) dias corridos. Esses prazos serão contados a partir da publicação do Edital do concurso no Diário Oficial da União – DOU”.
Acordo Coletivo de Trabalho prevê contratações em dezembro
Vale mencionar que a cláusula 68 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) assinado pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva, no dia 16 de setembro, garante o início das contratações em dezembro de 2024.
“Os Correios garantirão que as contratações do concurso público para a área Operacional serão iniciadas até dezembro/2024”.
No entanto, as chances desse prazo ser cumprido são baixas, devido a falta de tempo hábil para realização das demais etapas que envolvem a realização do concurso. É provável que a homologação aconteça em janeiro de 2025.
Concurso Correios: principais informações
O concurso Correios ofertará 3.468 vagas de níveis médio e superior, sendo:
- Nível Médio
- Agente de Correios
- Carteiro
- Operador de Triagem e Transbordo
- Atendente Comercial
- Suporte
- Agente de Correios
- Nível Superior
- Analista de Correios
- Administrador
- Administrador Postal
- Advogado
- Analista de Sistemas
- Arquiteto
- Bibliotecário
- Contador
- Economista
- Engenheiro
- Estatístico
- Museólogo
- Pedagogo
- Psicólogo
- Outros Profissionais de Nível Superior
- Analista de Correios
A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas, confira quais são:
- prova objetiva de conhecimentos Gerais e específicos, para todos os cargos;
- prova discursiva consistindo em uma redação dissertativa de até 30 linhas, abordando temas atuais e constantes dos conhecimentos básicos, para o cargo de Analista de Correios.
Não pare por aqui! Continue lendo e fique por dentro de todas as informações que já estão disponíveis sobre o concurso Correios: