Na mira para ser privatizado, os Correios não tem previsão de publicar novos concursos. Entretanto, a equipe de transição do novo governo afirmou que não haverá essa privatização; veja!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso Correios: não haverá privatização?
Segundo a equipe de transição do governo Lula, eleito nas Eleições 2022, não haverá privatização nos Correios.
Vale destacar que o órgão integra o Programa de Parcerias de Investimentos, do Ministério da Economia, que reúne estatais a serem privatizadas.
Assim, a informação foi confirmada pelo ex-ministro das Comunicações de Dilma Rousseff e do Planejamento de Lula, Paulo Bernardo.
Atualmente, ele integra o grupo técnico de Comunicações do novo governo e a decisão de não privatizar os Correios, ocorre diante da necessidade de se criar uma outra empresa para atender regiões.
“Ninguém quer disputar o mercado da Amazônia. As empresas querem discutir a privatização dos Correios para tirar o concorrente do Rio e de São Paulo”, disse Paulo Bernardo.
Além disso, o ex-ministro afirmou ainda que a equipe de Lula está avaliando as contas da empresa, como despesas com funcionários, que são 85 mil.
Quadro reduzido
Um novo concurso para os Correios se mostra essencial, isso porque são mais de dez anos sem seleções, o que fez o quadro de pessoal ser reduzido.
Então, uma portaria publicada pelo Ministério da Economia iinformou que o limite foi fixado em 94.598 vagas.
Assim, atualmente o quantitativo soma 6.298 vagas a menos, o que foi fixado em 2021.
Último concurso Correios foi há mais de 10 anos; saiba detalhes
Portanto, o último concurs o dos Correios foi publicado em 2011 e distribuiu 9.190 vagas entre diversos cargos.
Posteriormente, as remunerações giravam em torno de R$1.003,57 e R$3.211,58 mais benefícios.
Além disso, os candidatos do concurso realizaram uma prova objetiva de múltipla escolha que contou com as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Inglês (alguns cargos);
- Informática e Administração Pública;
- Conhecimentos Específicos.
Depois, em 2012, os Correios pediram 13.727 vagas para o Ministério das Telecomunicações, sendo 10 mil para uma nova seleção e as demais para chamar os aprovados do ano anterior.
Já em 2016, sem essa promessa se cumprir, os Correios anunciaram cerca de 2 mil vagas.
Assim, as oportunidades seriam para Agente de Correios, que exige nível médio, nas atividades de carteiro e operador de triagem.
As oportunidades seriam distribuídas pelos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.
Já em 2017, os Correios realizaram concurso para a área de Segurança do Trabalho, tendo o resultado final divulgado em janeiro de 2018.
Na época, foram oferecidas 88 vagas para os níveis médio/técnico e superior, nas áreas de Medicina, Enfermagem, Engenharia e Segurança do Trabalho.