O concurso Correios terá edital publicado ainda este mês para cargos de níveis médio e superior de escolaridade para a área geral. Com isso, a estatal publicou oficialmente o seu Programa de Desligamento Voluntário (PDV).
Vale destacar que o novo concurso Correios já conta com a banca organizadora definida e que ofertará 3.468 vagas para Agente e Analista de Correios.
Se interessa pelo concurso e quer ficar por dentro de todas as notícias sobre o certame? Acompanhe a nossa página e mantenha-se informado!
O que é PDV dos Correios?
Os Correios publicaram oficialmente o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), com inscrições abertas até 24 de setembro.
A iniciativa, solicitada pelos próprios funcionários, vem após 13 anos sem a realização de novos concursos públicos, o que resultou em uma sobrecarga de atribuições.
Anunciado em julho, o PDV foi confirmado nesta terça-feira (17) pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva, e publicado no próprio site do órgão . A empresa também divulgou que o edital do novo concurso público será publicado ainda em setembro.
O PDV faz parte da estratégia dos Correios para renovar seu quadro de funcionários, em paralelo à realização do concurso. O programa visa incentivar os empregados a pedirem demissão voluntariamente, oferecendo compensações financeiras.
Segundo informações da estatal, desde a abertura das inscrições em 16 de setembro, mais de 500 funcionários já aderiram ao programa, o que aumentou o número de cargos vagos na empresa.
O PDV está aberto até o dia 24 deste mês e pode gerar ainda mais vacâncias, o que reforça a necessidade de novas contratações através do concurso público, esperado por muitos candidatos.
Critérios para participar do PVD
Para participar do Programa, os interessados devem ser empregados do quadro permanente dos Correios , com vínculo ativo até a data de desligamento, e atender, cumulativamente, a todos os seguintes critérios até o último dia do mês anterior ao término das inscrições:
- Ter idade igual ou superior a 55 anos e inferior a 75 anos;
- Ter completado no mínimo 25 anos de serviço efetivo nos Correios; e
- Ter recebido remuneração por pelo menos 36 meses nos últimos 60 meses.
Curso Grátis Correios
Prepare-se com antecedência para garantir a sua vaga! Com o nosso Curso Grátis Correios 2024, você terá acesso a aulas completas e um plano de estudos personalizado para te guiar durante a preparação. Além disso, poderá esclarecer suas dúvidas diretamente com nossos professores. E o melhor de tudo: é totalmente gratuito! Não deixe essa oportunidade passar. Inscreva-se agora e comece a sua jornada rumo à aprovação!
Quando os editais dos Correios serão publicados?
O presidente do órgão, Fabiano Silva, confirmou a realização do aguardado concurso público para o preenchimento de 3.468 vagas, abrangendo cargos de nível médio e superior.
A previsão é que o edital seja publicado ainda este mês . A banca organizadora responsável pela seleção será o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que também conduzirá a divulgação do edital.
Conheça as características da banca IBFC aqui !
Das vagas ofertadas, cerca de 3.099 serão destinadas a cargos de nível médio, enquanto as 369 vagas restantes se destinam a cargos de nível superior.
Os salários variam entre R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, dependendo da função e do nível de escolaridade exigido.
Apesar da oferta expressiva de vagas, a Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect) alerta que o concurso não será suficiente para suprir todo o déficit da empresa, que já ultrapassa “dezenas de milhares de vagas”, agravado pela ausência de novos concursos desde 2011.
A empresa confirmou que as carreiras contempladas no concurso serão as de Agente e Analista de Correios, correspondendo aos níveis médio e superior, respectivamente. Além disso, serão publicados dois editais, um para cada uma dessas carreiras, o que deverá ocorrer ainda este mês.
Clique aqui e confira aqui todos os concursos abertos a nível nacional!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias!