Está definida a banca organizadora do próximo concurso CRT 4 (Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 4ª Região). Oportunidades para níveis médio e técnico!
Banca organizadora do concurso CRT 4
Foi definida a banca organizadora do próximo concurso CRT 4, que abrange os estados do Paraná e Santa Catarina. A empresa contratada foi o Instituto Quadrix, banca recorrente na organização de certames para Conselhos.
De acordo com o extrato de contrato, divulgado no Diário Oficial da União, serão ofertadas vagas de caráter imediato, mais formação de cadastro reserva, para cargos de níveis médio e técnico.
Esse será o primeiro concurso público destinado para o órgão. Há mais de quatro décadas um grupo de técnicos iniciou o trabalho pela regulamentação profissional da categoria, e a criação do conselho próprio.
No ano de 2018, o projeto para regulamentação do Conselho entrou em pauta para votação no plenário do Senado Federal, sendo aprovado e encaminhado à sanção presidencial.
Sobre o Instituto Quadrix
O Instituto Quadrix vem atuando no mercado desde o ano de 1997, quando ainda se chamava Quadrix Tecnologia. Além de planejar concursos públicos de porte municipal e nacional, a organizadora também realiza serviços de avaliação funcional para diversas empresas.
Segundo informações da banca, nos últimos anos, o Instituto atendeu mais de 260 órgãos e empresas. Realizando mais de 455 concursos públicos pelo país. No ano de 2017, foi chancelado como parceiro da Google For Education no Brasil.
Dentre as principais características da banca está a prova objetiva de múltipla escolha com 4 alternativas e apenas 1 resposta correta.
As questões costumam ser longas, exigindo bastante organização e concentração do candidato, além de pausas programadas para descansar. A banca cobra muita literalidade nas respostas, o que é ótimo para quem tem facilidade de memorização.
Confira como o Instituto Quadrix atua em algumas disciplinas de Conhecimentos Básicos e Redação:
Língua Portuguesa
A banca tem por hábito trazer artigos atuais, retirados de jornais e revistas de circulação nacional, e solicitar a resposta com base no material. Ou seja, a interpretação de texto é o tópico mais importante da prova desta disciplina na Quadrix. Outros pontos cobrados na prova de Português são: tipologia textual, ortografia oficial, acentuação, classe de palavras, crase, sintaxe, pontuação, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal.
Matemática e Raciocínio Lógico
Em Matemática, a banca solicita conhecimentos na resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens e sequências (de número, figuras e palavras). Já em Raciocínio Lógico, traz gráficos e imagens, solicitando cálculos de proporções e ângulos. Pede também: Tabela Verdade, equivalências, negações e argumentos.
Informática
Assim como em Raciocínio Lógico, a prova de Informática da banca Quadrix apresenta um bom número de imagens e telas para nortear o candidato. Os tópicos para estudo são: sistemas operacionais, navegadores, ferramentas Office, noções básicas de Internet e correio eletrônico, noções de segurança da informação.
Redação
A prova dissertativa da banca Quadrix costuma ser bastante tradicional, solicitando ao aluno um texto expositivo em uma estrutura básica de texto argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). O tema é sempre um conhecimento específico que conste do edital.
Sobre o CRT 4
Há mais de quatro décadas que um grupo de técnicos iniciou um trabalho pela regulamentação profissional da categoria – Lei nº 5.524/1968 e Decreto nº 90.922/1985, e a criação do conselho próprio. Em 26 de março de 2018, a sanção presidencial da Lei nº 13.639/2018 representa não somente mais uma conquista histórica, mas principalmente a concretização de um ciclo político e o início de uma nova época, com mais segurança à sociedade e valorização profissional para milhões de técnicos, devidamente reconhecidos como profissionais imprescindíveis para o desenvolvimento do país.
Técnicos Industriais
Técnicos Industriais são profissionais liberais com profissão regulamentada pela Lei nº 5.524/1968 e Decreto nº 90.922/1985, devidamente habilitados para o desempenho de suas atribuições, como empregados do setor público e privado, empregadores autônomos ou prestadores de serviços.
Formados em cursos regulares que objetivam capacitá-los com conhecimentos teóricos e práticos em suas devidas áreas de atuação, os Técnicos Industriais contam com uma grande quantidade de modalidades voltadas para o setor técnico e tecnológico de acordo com suas preferências profissionais, que oferecem excelentes oportunidades de inserção imediata no mercado de trabalho.