Atenção, concurseiros, pois novas oportunidades podem surgir em breve! O Sindicato Nacional dos Servidores da Comissão de Valores Mobiliários (SindCVM) realizou um ato em prol da realização de um novo concurso CVM.
A autarquia não tem um novo edital publicado há 12 anos. Continue nesta página para saber os detalhes da manifestação.
- Confira: Livro 600 Questões Comentadas Língua Portuguesa
- Confira: Mapas Mentais Contabilidade Geral – Conceitos e Princípios (PDF)
Índice
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aquie saiba mais!
Concurso CVM: Sindicato reivindica novo edital
Sem concurso público há mais de 10 anos, a CVM conta com déficit de pessoal, o que levou o Sindicato a exigir a publicação de um novo edital.
Com cartaz com os dizeres “Concurso Público Já!”, os membros solicitaram, durante manifestação, a realização imediata de uma nova seleção.
Confira a publicação constante no site oficial do SindCVM:
“[…] o déficit de pessoal é uma realidade que sobrecarrega os servidores e coloca em risco todo o esforço para que as metas de planejamento estratégico da CVM sejam atingidas. Além disso, a presença de empregados públicos de outras instituições compromete a carreira dos concursados da CVM e também o poder de polícia que somente os concursados da autarquia podem exercer sobre o mercado de capitais”.
Ademais, cabe ressaltar que o Sindicato já se reuniu com o atual presidente da CVM, João Pedro Nascimento, ocasião em que o novo certame foi uma das pautas principais.
Nascimento também defendeu a realização da nova seleção, afirmando que “a situação do quadro de vagas de servidores da CVM é crítica”.
No entanto, cabe ressaltar que, embora haja muitas vacâncias, um novo concurso não tem previsão de ser realizado.
Vale recordar que o Ministério da Economia precisa autorizar a realização do certame. Por isso, faz-se importante a manifestação dos membros do Sindicato, que já apresentou para o ME, no primeiro semestre de 2022, a necessidade de novas contratações.
Ainda neste sentido, cabe lembrar que um concurso CVM 2023 foi solicitado em abril deste ano. À época, foram requeridas 127 vagas para cargos de níveis médio e superior.
As carreiras contempladas pela solicitação foram as de Agente Executivo, Analista e Inspetor, de níveis médio e superior.
Ademais, o ex-presidente da CVM, Marcelo Barbosa, também já ressaltava a importância de novas contratações, além da necessidade de mudança do perfil dos servidores.
Último concurso CVM: 2010
Conforme já mencionamos, a última seleção para a CVM ocorreu em 2010.
À época, foram ofertadas 150 vagas distribuídas entre os seguintes cargos e especialidades:
Nível Médio
- Agente Executivo – 50 vagas
Nível Superior
- Inspetor – 20 vagas
- Analista – 80 vagas
- Arquivologia
- Biblioteconomia
- Planejamento e Execução Financeira
- Contabilidade
- Normas Contábeis e de Auditoria
- Recursos Humanos
- Infraestrutura de TI
- Sistemas
- Mercado de Capitais
Os aprovados fizeram jus a salários de R$ 4.775,86 (nível médio) e R$ 13.264,77 (nível superior), valores que podem estar maiores agora.
Como foram as provas?
A última seleção avaliou os candidatos por meio de provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório.
As avaliações objetivas contaram com questões acerca de Conhecimentos Gerais e Específicos e foram diferentes para cara cargo e especialidade contemplados.
Confira, por exemplo, as disciplinas exigidas para as provas de nível médio:
- Administração Pública
- Conhecimentos Básicos de Administração
- Conhecimentos Contemporâneos
- Estrutura do Mercado de Valores Mobiliários
- Língua Portuguesa
Na prova discursiva, por sua vez, os candidatos tiveram que elaborar um texto acerca de tema da atualidade. A dissertação deveria conter entre 40 e 60 linhas.
Confira os aspectos avaliados nas redações:
Confira aqui como foi o último edital CVM!
Ah, e não se esqueça de continuar ligado no nosso site e redes sociais para não perder nenhuma novidade acerca do concurso CVM! 😉