Foi publicado o extrato de dispensa de licitação que definiu a banca organizadora do concurso
DEAP SC (Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina
). Vagas para Agente!
⇒ Confira todas as informações na página do concurso!
Definição da banca organizadora do concurso DEAP SC
O concurso DEAP SC destinado para o cargo de Agente Penitenciário, já tem banca organizadora definida. Foi divulgado no Diário Oficial de Santa Catarina, o extrato de dispensa de licitação que revela o nome da empresa que será responsável pelo certame, sendo a FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas).
Mediante a definição da banca organizadora, o próximo passo será a assinatura do contrato entre a FEPESE e a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP-SC). Após esta etapa, o edital do concurso será divulgado.
Ao todo, o concurso DEAP SC irá ofertar 600 vagas para o cargo de Agente Penitenciário. A seleção deverá ser aberta ainda neste ano de 2019. No mês de setembro, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, respondeu a um seguidor em sua rede social sobre o certame, de acordo com o governador, o edital será publicado em breve.
Tudo leva a crer, que o edital do concurso será lançado ainda neste segundo semestre. Segundo o Governo, após a publicado do documento, será estabelecido o cronograma com a previsão do início das atividades dos novos agentes.
No mês de maio, quando o certame foi anunciado, o presidente do Tribunal de Justiça, Rodrigo Collaço, avaliou o processo.
“O governo tem conseguido reverter os índices de criminalidade, mas isso implica em mais pessoas encarceradas. Esse chamamento é muito oportuno porque vai permitir a abertura de vagas e colocação dessas pessoas no sistema prisional”, relatou o presidente do Tribunal.
Concurso DEAP SC é aguardado desde o início do ano
Autorizado desde o ano de 2018, o concurso DEAP SC para a carreira de Agente Penitenciário de Santa Catarina, tinha a previsão de publicar o edital em janeiro deste ano. Porém, na época, o certame ainda precisava ter o seu orçamento aprovado pela atual gestão do estado.
Através do objetivo de assegurar as ações para a redução da criminalidade na área de Segurança Pública, o ex-governador Eduardo Pinho Moreira, decretou no mês de julho de 2018 situação de emergência no sistema prisional de Santa Catarina. Entre as medidas apresentadas, foi concedida a autorização para um novo concurso.
De acordo com informações do decreto, o intuito era contratar 807 Agentes Prisionais. Dessa maneira, é possível que além das 600 vagas anunciadas, mais candidatos aprovados sejam convocados, durante a validade do certame.
O último concurso para o cargo, teve seu edital publicado no ano de 2013. Na época, foram ofertadas 320 vagas, nos cargos de Agente Penitenciário e Socioeducativo. Para pleitear a uma vaga, era necessário o candidato ter o nível superior completo.
A avaliação dos candidatos foi por meio de prova objetivas e provas físicas. A prova objetiva, foi composta por 70 questões, distribuídas entre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. Os salários para os aprovados e convocados, foram de R$ 2.800,00, já incluindo hora extra e adicional noturno.