Atenção! As datas do Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso Depen foram divulgadas. O Departamento Penitenciário Nacional e o Cebraspe confirmaram o TAF para os dias 7 e 8 de agosto, em um sábado e domingo.
Nesse sentido, o documento foi divulgado e assinado pelo Diretor-Geral Substituto do Depen, Josélio Azevedo. As datas foram confirmadas nessa quinta-feira, 22 de julho.
- Adquira: Apostilas concurso Depen
- Adquira: Cursos Online concurso Depen
Além disso, vale lembrar que o concurso ofertou 309 vagas, sendo para Agente e Especialista de Execução Penal.
São vagas para ensino médio e superior, respectivamente. Ademais, para o cargo de Agente, é necessário ter CNH na categoria “B” ou superior.
Etapas do concurso Depen
A princípio, os aprovados nas provas objetivas e discursivas, foram direcionados para outras fases. Uma delas é o Teste de Aptidão Física, conhecido como TAF.
É importante lembrar que a etapa é de caráter eliminatório e é de responsabilidade do Cebraspe.
Além disso, o TAF é uma das etapas mais importantes. Pois testa o candidato com atividades físicas que requerem uma mínima preparação do candidato antes.
Para se dar bem no TAF, é importante que o inscrito tenha uma boa alimentação, boa condição física e esteja totalmente descansado.
Mas afinal, quais exercícios físicos são cobrados no Teste? Geralmente os exercícios são padronizados, porém pode variar 1 ou 2 exercícios de acordo com o concurso. Confira abaixo o que cai no Teste:
- Flexão Abdominal;
- Corrida de 12 minutos;
- Barra Fixa;
- Flexão Abdominal;
- Impulsão Horizontal.
Ademais, vale ressaltar que o TAF é aplicado de forma sequencial, de realização obrigatória, e com apenas um intervalo de 5 minutos entre cada exercício.
Provas do concurso
Em primeiro lugar, as provas do concurso público foram aplicadas em 27 de junho. O resultado da primeira prova foi recentemente divulgado pelo Cebraspe.
Desse modo, os candidatos responderam à 120 questões, nos moldes do Cebraspe, sobre Conhecimentos Básicos, Específicos e Complementares. De distribuição diferente para cada carreira.
Além disso, o concurso registrou mais de 50% faltosos nas provas para as duas carreiras. O maior número foi para Especialista, com 66,25%. Já para Agente, o número de ausentes foi de 56,46%.