Atenção concurseiros! O Concurso Depen vai reabrir as inscrições para PcD’s. Os candidatos interessados nas oportunidades do concurso poderão se inscrever entre os dias 6 e 8 de abril de 2021.
- Confira: Guia Definitivo CESPE – 2020
O concurso público oferece 309 vagas para os cargos de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal e de Agente Federal de Execução Penal. Lembrando que as provas da seleção seguem suspensas.
Novidades no concurso Depen
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) vai reabrir as inscrições do concurso público que oferta 309 vagas para os cargos de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal e de Agente Federal de Execução Penal. A publicação consta no site do Cebraspe e será exclusiva para candidatos com deficiência.
Agora, os candidatos interessados nas oportunidades do concurso poderão se inscrever entre 6 e 8 de abril de 2021, mediante apresentação de laudo simples emitido nos últimos 12 meses. ⇒ Confira anúncio completo! ⇐
Conforme o documento, os candidatos já inscritos e que enviaram o parecer multidisciplinar não serão afetados. Além disso, os inscritos que enviaram laudo simples e, em razão disso, tiveram suas solicitações indeferidas, terão seus laudos reavaliados.
- Adquira: Curso Online Completo Depen
- Adquira: Apostila Completa Depen
Vale ressaltar que as provas do concurso DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) estão suspensas. Provas objetivas e discursivas seriam realizadas em fevereiro, no entanto, a medida foi tomada em decorrência da pandemia e um novo cronograma será divulgado em data oportuna.
Como será a prova do concurso Depen?
Os candidatos serão avaliados por meio de 02 (duas) etapas, sendo elas:
Primeira Etapa
– Prova Objetiva;
– Prova Discursiva;
– Exame de Aptidão Física;
– Avaliação de Saúde;
– Avaliação Psicológica;
– Investigação Social.
Segunda Etapa
– Curso de Formação Profissional.
As provas objetivas e provas discursivas, serão aplicadas em data a ser divulgada. Os participantes poderão consultar os locais de aplicação das provas, no site da banca organizadora Cebraspe .
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 120,00 pontos, e será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o comando a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.
A prova discursiva valerá 20,00 pontos e consistirá na redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, acerca de tema de atualidades.
A prova discursiva avaliará o conteúdo (conhecimento do tema), a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa. O candidato deverá produzir, conforme comando formulado pela banca examinadora, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.
A prova discursiva de cada candidato será submetida a duas avaliações: uma avaliação de conteúdo e uma avaliação do domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa.