• Página Inicial
  • Concurso DEPEN: Órgão e banca organizadora se posicionam sobre as provas!

Concurso DEPEN: Órgão e banca organizadora se posicionam sobre as provas!

icone calendario 17 jun 2024

Faltando pouco mais de um mês para a realização das provas do concurso DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), órgão e banca organizadora se posicionam sobre as avaliações.

Provas do concurso DEPEN

Com um pouco mais de um mês para a realização das provas objetivas do concurso DEPEN, continua a dúvida se há possibilidade de alteração ou não da data. Esta semana, voltaram a circular novas informações sobre o tema.

Segundo informações, está em discussão entre a comissão organizadora do concurso DEPEN e a banca organizadora responsável pelos trâmites do certame, Cebraspe, o possível adiamento.

O setor de Recursos Humanos do Departamento Penitenciário Nacional, informou que as questões referentes a seleção devem ser tratadas diretamente com o Cebraspe.

Já a banca organizadora, não confirmou a informação sobre o possível adiamento. De acordo com a instituição, todas as informações referentes ao certame são publicadas na página da instituição, não havendo informações adicionais a serem disponibilizadas neste momento.

A Assessoria de Imprensa do órgão, disse que não tem um posicionamento até o momento. Dessa maneira, os candidatos devem seguir as datas do edital de abertura do concurso DEPEN.

Isso não quer dizer que o prazo ainda não possa ser alterado. Entretanto, conforme o próprio Cebraspe especificou, a confirmação sobre quaisquer mudanças em relação às datas do concurso DEPEN serão anunciados oficialmente pela banca organizadora.

Candidatos serão avaliados em seis etapas

As inscrições do concurso DEPEN já foram encerradas, e a previsão é que os locais de provas sejam publicados no dia 26 de agosto de 2020Os participantes do certame serão avaliados por meio de seis etapas, sendo elas: prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica e investigação social.

As avaliações serão realizadas nas 26 capitais brasileiras e nas cidades de Catanduvas/PR e Mossoró/RN.

A primeira etapa será a de prova objetiva, aplicada no dia 06 de setembro de 2020. O exame terá caráter eliminatório e classificatório, sendo composto por 120 questões no estilo CERTO ou ERRADO.

Para a carreira de Agente de Execução Penal, cuja exigência é o nível médio, serão cobradas 30 questões de Conhecimentos Básico, englobando as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática. Além dessas, a prova terá:

  • Conhecimentos Específicos (50 questões): Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social, Legislação Especial;
  • Conhecimentos Complementares (40 questões): Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

Já para o cargo de Especialistas de Execução Penal, irão responder a 40 questões de Conhecimentos Básicos, com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social.

Ainda fará parte da avaliação, 50 questões de Conhecimentos Específicos variáveis em cada especialidade e 30 questões de Conhecimentos Complementares com as disciplinas de Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

Todos os candidatos responderão no mesmo dia da prova objetiva, a uma prova discursiva que irá constituir na elaboração de uma Redação. O texto deverá ter até 30 linhas e abordará um conteúdo de Atualidades.

O concurso DEPEN terá prazo de validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Para esta seleção, não há previsão da formação de cadastro de reserva.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais