Após ter sido suspenso por causa da pandemia, o Departamento Penitenciário Nacional informou qual será o próximo passo para retomada do concurso DEPEN. Confira!
Retomada do concurso DEPEN
O concurso DEPEN teve seu edital publicado em 2020, mas devido a pandemia de Covid-19, a seleção teve o documento suspenso. Considerando que as inscrições já foram abertas e realizadas, saiba qual o próximo passo para a retomada da seleção.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!O certame para o Departamento Penitenciário Nacional foi suspenso um mês antes da aplicação das provas do concurso DEPEN. O órgão já chegou a informar que não haverá possibilidade de reabertura das inscrições. Ou seja, a seleção deve ser retomada exatamente do ponto em que parou.
Índice
Com isso, o próximo passo para a retomada do concurso DEPEN é a divulgação de um novo cronograma, com as datas de aplicação das provas.
A expectativa é que o novo cronograma não demorar a ser publicado. Isso porque, o contrato entre o órgão e banca organizadora, Cebraspe, tem validade até o dia 29 de março de 2022.
Isso significa que todos os preparativos relacionados a seleção dos candidatos, devem ser concluídos até esta data. E, considerando a quantidade de etapas avaliativas do concurso DEPEN, as aplicações das provas devem iniciar o quanto antes.
[mauticform id=”327″ chamada=”Receba em seu e-mail todas oportunidades de Concursos Federais” titulo=”Quer Receber Todas Movimentações de Concursos Federais?” track=”Captura – Blog Notícia Concursos Federais”]Provas do concurso DEPEN
O concurso DEPEN será composto por duas etapas avaliativas. A primeira etapa irá contar com seis fases, sendo elas: Prova objetiva; Prova discursiva; Exame de aptidão física; Avaliação médica; Avaliação psicológica; e Investigação social.
A prova objetiva do certame terá caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será composta por 120 questões no estilo Certo ou Errado.
A avaliação para o cargo de Agente de Execução Penal será composta por 30 questões de Conhecimentos Básicos, 50 questões de Conhecimentos Específicos e 40 questões de Conhecimentos Complementares. Essas distribuídas pelos itens de:
- Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática;
- Conhecimentos Específicos: Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social e Legislação Especial;
- Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.
O concurso DEPEN também terá vagas para Especialistas. Para este cargo, a prova contará com 40 questões de Conhecimentos Básicos, 50 questões de Conhecimentos Específicos e 30 questões de Conhecimentos Complementares. Neste caso, serão abordados conteúdos de:
- Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social;
- Conhecimentos Específicos: variáveis em cada especialidade;
- Conhecimentos Complementares: Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.
A prova discursiva, que consistirá na elaboração de uma Redação, será aplicada a todos os candidatos. O texto deverá ter até 30 linhas e abordará um conteúdo sobre Atualidades.