Atenção, concurseiros! Um novo edital para o concurso Detran AL segue sendo muito cobrado no estado. Após reivindicações dos servidores, um pedido foi enviado a Seplag, aumentando a possibilidade dele sair ainda em 2022. Veja!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso Detran AL: edital ainda em 2022?
Ao que tudo indica sim, há possibilidades de um novo concurso ser publicado ainda este ano para o Departamento de Trânsito de Alagoas .
Isso porque uma solicitação para o concurso foi encaminhada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio.
Vale destacar que isso acontece logo após reivindicações dos servidores, que organizaram uma greve pedindo um novo edital.
Ademais, o anúncio foi feito pelo presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal), Clayberson Torres.
De acordo com ele, a expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2022 e que oferte, ao todo, 60 vagas.
Assim, deverão ser oportunidades de nível superior para os cargos de Analista de Trânsito e Assistente de Trânsito.
“Mesmo sabendo que quem pode anunciar o certame, de fato, é o governador, nós, servidores, podemos comemorar que o processo ‘destravou’ depois de 21 anos de luta e cobrança”, afirmou o presidente do Sinsdal.
Cargos vagos aumentam
Enquanto um novo concurso não sai, o órgão tem que lidar com o alto número de cargos vagos.
De acordo com o próprio Departamento, o déficit já chega a 149 servidores efetivos no Departamento de Trânsito de Alagoas .
De acordo com a lei, estão autorizadas um total de 400 vagas efetivas. Portanto, veja a divisão:
- Analista de Trânsito: 95 cargos
- Assistente de Trânsito: 300 cargos
- Procurador Autárquico: 5 vagas
A maior defasagem de cargos vagos está para Assistente de Trânsito, com 112 cargos vagos. Já para Analista de Trânsito são 35 vacâncias.
Remuneração e benefícios
Conforme a Lei 7.823/2016, a remuneração inicial é de R$ 3.024,82 para o cargo de Assistente de Trânsito.
Entretanto, para o cargo de Analista de Trânsito, o subsídio é bem maior e chega a R$ 5.041,37.
Como houve uma restruturação da carreira em 2016 (Lei 7.822/2016), somente existem os cargos de Analista de Trânsito e de Assistente de Trânsito.
Vale destacar que ambos exigem o nível superior. Além disso, os demais cargos estão em processo de extinção.
Ministério Público já recomendou um novo concurso Detran AL
São 20 anos sem concursos públicos no órgão e, diante da carência de servidores, o Ministério Público recomendou um novo concurso.
A ação foi tomada por meio da 17ª Promotoria de Justiça da Fazenda Estadual e protocolada no dia 25 de janeiro, pelo promotor Coaracy Fonseca.
A meta é reduzir a contratação de funcionários terceirizados ou admitidos irregularmente. Segundo ele há mais de 140 vagas abertas em diversas áreas.