O concurso Detran DF segue em andamento para que a publicação do seu edital aconteça, possivelmente, ainda em 2021. Com comissão organizadora já formada, o próximo passo é a escolha da banca. Confira os salários das carreiras do novo edital!
- Confira: Como fazer uma boa revisão – Grátis
O novo concurso do Departamento de Trânsito do Distrito Federal foi autorizado no mês de março e teve o quantitativo de vagas confirmado no final de junho, após aprovação da Câmara Legislativa do estado.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
- Adquira: Apostila Concurso Detran DF
No entanto, maiores informações ainda não eram conhecidas por conta do edital, que ainda não foi publicado. Recentemente foram conhecidas as remunerações do próximo edital, de maneira que os interessados no processo seletivo já podem ter uma base dos salários a serem recebidos!
Concurso Detran DF: detalhes
A nova seleção do Departamento de Trânsito do Distrito Federal conta com 255 vagas de níveis médio e superior, de acordo com a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2022.
Além disso, tais oportunidades estão distribuídas entre três cargos, de forma que a divisão acontece da seguinte maneira:
- Agente de Trânsito – 85 vagas;
- Analista de Trânsito – 70 vagas;
- Técnico de Trânsito – 100 vagas.
Ademais, de acordo com a Lei nº 5.245/2013, responsável pela reestruturação dos cargos do Detran DF, os vencimentos básicos das carreiras ofertadas pelo processo seletivo variam entre R$3.720 e R$9.295,60.
Tais valores já incluem os benefícios e as gratificações a serem recebidos pelos candidatos, sendo 25% da Gratificação de Atividade e até 5% da Gratificação de Atendimento ao Público.
Quais são os requisitos básicos?
Os concurseiros interessados no novo concurso Detran DF devem cumprir com alguns requisitos básicos para concorrer às vagas ofertadas. São eles:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12º, da Constituição da República Federativa do Brasil;
- Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data da posse;
- Possuir o requisito exigido para o exercício do cargo;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e em pleno gozo dos direitos políticos;
- Apresentar certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;
- Apresentar declaração de bens que constituem o seu patrimônio;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições correspondentes ao cargo;
- Apresentar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual, distrital ou municipal e outras que se fizerem necessárias;
- Apresentar declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública, ou proventos de inatividade; ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita previstas no inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal, a saber: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico; e c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.
Último concurso Detran DF
Enquanto o edital do novo concurso do Departamento de Trânsito do Distrito Federal ainda não é publicado, aqueles interessados na seleção podem começar a se preparar com base no último edital.
Sendo assim, o último concurso Detran DF aconteceu em 2011, sob a organização da Fundação Universa, quando foram ofertadas 100 vagas para Agente de Trânsito.
Além disso, durante a seleção os candidatos passaram por provas objetivas e discursivas, além de Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Investigação social. O conteúdo cobrado nas avaliações objetivas foram os seguintes:
- Língua Portuguesa;
- Atualidades;
- Noções de Direito Constitucional;
- Lei Orgânica do Distrito Federal;
- Noções de Direito Penal;
- Noções de Direito Processual Penal;
- Noções de Direito Administrativo;
- Microinformática;
- Conhecimentos Específicos.