Novo concurso Detran DF conta com os trâmites em andamento para a publicação do edital em 2022.
Anteriormente, a previsão era para que o edital fosse publicado agora em dezembro, no entanto, sem a banca definida isso provavelmente não será possível.
- Adquira: Apostila completa Detran DF
Situação atual do concurso Detran DF
A princípio o diretor do órgão, Zélio Maia, anunciou, em diversas ocasiões, que o concurso teria início ainda este ano, no entanto, até o momento não foi concluída a escolha da banca organizadora.
Após definir o nome da empresa, o órgão ainda deverá publicar o extrato do contrato com a escolhida para, somente então, poder publicar o edital.
Contudo, a tendência é de que o certame fique para o início do próximo ano. Portanto, novas informações devem ser confirmadas em breve.
Cargos e vagas autorizados
Sancionada no mês de setembro de 2020 pelo governador do Distrito Federal , Ibaneis Rocha, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 para o Distrito Federal prevê 12.358 provimentos em concursos no Distrito Federal.
Vale ressaltar, que a versão que foi aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal trazia 20.831 provimentos em diferentes órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo. No entanto, o governador vetou mais de 8.000 vagas para que sancionasse a LDO de 2021.
Agora, conforme o texto sancionado, os 12.358 provimentos ficam divididos da seguinte maneira:
- Poder Executivo: 11.949 provimentos;
- Poder Legislativo: 409 provimentos.
E para o Departamento de Trânsito do Distrito Federal foram reservadas 72 vagas por meio de dois cargos que serão ofertadas no concurso Detran DF, sendo eles:
- Assistente de Trânsito: 23 vagas;
- Técnico de Trânsito: 49 vagas.
Último concurso DETRAN DF
O último concurso aconteceu no ano de 2011, sob responsabilidade da Fundação Universa. Na época, foram ofertadas 100 vagas para o cargo de Agente de Trânsito.
Provas DETRAN DF 2011
Contudo, os candidatos eram classificados mediante provas objetivas e discursivas.
Além disso, houve um Teste de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social.
O conteúdo programático era composto de:
- Língua Portuguesa;
- Atualidades;
- Noções de Direito Constitucional;
- Lei Orgânica do Distrito Federal;
- Noções de Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direito Administrativo;
- Microinformática;
- Conhecimentos Específicos.