Com cobranças desde 2020, o aval do concurso Detran PI foi finalmente requisitado. Segundo informações, o documento segue em análise na Secretaria de Administração e Previdência do Piauí (Seadprev).
Um dos ofícios enviados à pasta “solicita autorização do Governador do Estado para estudo de quantitativo do quadro de funcionários e autorização de concurso público para Detran PI.”
- Confira: Porcentagem para Concursos (Grátis)
Quando o pedido foi feito em 2020, a justificativa utilizada pelo Detran foi de que o quadro efetivo de funcionários era formado por 338 pessoas. Porém, grande parte desse número, eram do grupo de risco do Covid-19 e que estas seriam afastadas durante a pandemia. Confira:
“Além dos vários casos de afastamento por licença, boa parte dos servidores está afastada por compor o grupo de risco para Covid-19”, foi declarado em relatório assinado em 2020.
O documento aponta também que desde que o Detran PI foi criado, nos anos 70, o órgão não teve nenhum acréscimo efetivo, além de sofrer bastante com falta de pessoal mesmo com a contratação de terceirizados.
Muitas tarefas do Detran do Piauí só podem ser realizadas por concursados, portanto a terceirização não supre todas as vacâncias do órgão.
Outro fator que justifica o acontecimento de um novo concurso, são os afastamentos por aposentadoria que só aumentam e deixam mais lacunas no quadro de pessoal do Detran.
Com esse pedido de autorização de um novo concurso, a expectativa dos concurseiros aumenta! Agora nos resta aguardar novas informações.
Detran PI não abre seleções desde 2012
A última seleção de pessoal do Detran PI ocorreu em 2012 e fez contratações temporárias para a área de TI.
Na época, 22 vagas de nível médio e superior foram ofertadas nos cargos:
- Analista de Suporte Júnior;
- Analista de Suporte Pleno;
- Analista de Sistema Júnior;
- Analista de Sistema Pleno;
- Técnico de Suporte;
- Programador.
Desde então, o Detran não fez novos concursos públicos, porém o diretor atual do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí , Garcias Guedes, disse que vai continuar tentando abrir novas seleções.
Guedes disse ainda que o quadro do Detran precisa de um rejuvenescimento, assim como o sistema do departamento precisa de modernização. Confira a fala do diretor:
“É uma realidade que não podemos deixar de levar em consideração. Entretanto, são pessoas/servidores valorosos que ajudam o Detran como um todo. Iremos debater com o pessoal da Secretaria de Administração sobre a possibilidade de realização de novos concursos para poder rejuvenescer o corpo de servidores do Detran”.