Atenção concurseiros! O edital do concurso Diplomata pode sair a qualquer momento. A seleção pode ainda ter sua oferta de vagas ampliada, pois mais 20 foram solicitadas; entenda!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Concurso Diplomata: quantas vagas e quais cargos?
Embora já tenha sido confirmada uma oferta de 30 oportunidades, o concurso Diplomata pode trazer ainda mais vagas no novo edital.
Isso porque o o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) encaminhou um pedido de autorização para inclusão de mais 20 oportunidades.
Desta forma, o edital pode contar com um total de 50 vagas. Mas, tudo ainda é uma previsão, visto que o aval é necessário para confirmação.
Assim, a solicitação foi feita na última terça-feira, 23 de maio, ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
De acordo com o documento, existem vagas em aberto no quadro de terceiros secretários na carreira de Diplomata, que precisam ser preenchidas.
Banda do concurso Diplomata está contratada; e o edital?
Vale destacar que o edital do concurso Diplomata está iminente, podendo sair a qualquer momento. E isso deve ocorrer em breve.
Isso porque o extrato de contrato com o Iades, banca organizadora, está publicado desde o dia 3 de maio. Sendo assim, o próximo passo é justamente o edital.
Perfil da banca
O Iades (Instituto Americano de Desenvolvimento) se assemelha a bancas como o Cebraspe e a FGV, ou seja, tem um perfil oscilante, considerado difícil. Isso porque, normalmente as questões variam muito e tendem a contextualizar itens com a realidade do cargo ofertado.
As questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta considerada correta. Todas as questões possuem textos longos e complexos.
As matérias mais cobradas e com maior grau de dificuldade são Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico.
Cargos e salários
Serão ofertadas vagas para a classe de terceiro-secretário, com exigência de nível superior e salários no valor de R$ 20.927,95 (considerando o reajuste de 9% concedido aos servidores federais).
Provas e etapas
Posteriormente, os inscritos na seleção passarão por meio de três etapas de seleção. Assim, são elas:
- Prova objetiva;
- Provas escritas (Língua Portuguesa e Inglesa)
- Provas escritas (História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito, Língua Espanhola e Francesa);
Ademais, a prova objetiva, primeira fase, exigirá conhecimento nas seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- História do Brasil;
- História Mundial
- Geografia
- Língua Inglesa
- Política Internacional
- Economia;
- Direito.