Com 100 vagas, o edital do concurso Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) está prestes a ser publicado e pode sair a qualquer momento. Veja prazos e detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Quando sai o edital do concurso Dnit?
Ao que tudo indica, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes terá edital de concurso público publicado muito em breve.
Mais um passo foi dado nesta terça-feira, 24 de outubro, com a publicação do extrato do contrato com a Fundação Getúlio Varga (FGV).
Assim, com a banca organizadora contratada, o próximo passo é justamente a publicação do edital, que deve sair a qualquer momento.
Confira o extrato de contrato, clicando aqui!
Sendo assim, a FGV será a responsável por organizar o concurso, receber as inscrições dos interessados e depois aplicar as etapas, como as provas.
Destacamos que a publicação do edital está prevista para ocorrer 30 dias após a assinatura do contrato, ou seja, deve sair em novembro.
Vagas e salários para o concurso DNIT
São 100 vagas autorizadas para a carreira de Analista, sendo 50 para Analista Administrativo e 50 para Analista em Infraestrutura de Transportes. Veja os cargos:
- Analista Administrativo
- Administrativo
- Contabilidade
- Tecnologia de informação
- Analista em Infraestrutura de Transportes
- Engenharia Civil
Por fim, é importante destacar que para os dois cargos a remuneração inicial oferecida pelo Dnit é de R$ 7.507,49.
Atribuições
- Analista em Infraestrutura de Transportes: atividades de planejamento, gerenciamento, pesquisas e estudos, elaboração de projetos, acompanhamento de obras e fiscalização de contratos e convênios, operação e engenharia de tráfego, com vistas na construção, restauração, manutenção e operação da infraestrutura de transportes federal, rodoviária, ferroviária, portuária e hidroviária;
- Analista Administrativo: atividades administrativas e logísticas de nível superior relativas ao exercício das atribuições do DNIT, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades;
Projeto básico antecipa outros detalhes do concurso DNIT
Além dos detalhes acima mencionados, a FGV e o DNIT estimam que o concurso receberá cerca de 10 mil inscrições. Ainda, a previsão é de que a taxa de inscrição seja de R$68.
Entre as vagas acima, haverá cotas reservadas para pessoas com deficiência e negros. Veja a previsão:
- 5% do total de vagas dos cargos em cada localidade para candidatos com deficiência, atendidas as condições do órgão;
- 20% do total de vagas dos cargos em cada localidade para candidatos negros, desde que haja pelo menos 4 vagas nestas condições.
Posteriormente, os inscritos passarão por provas objetivas e discursivas, a serem realizadas em todas as capitais dos estados brasileiros.
Ainda pelo projeto, as provas ocorrerão em até 141 dias, ou seja, até 12 de março de 2024. Para isso, o edital precisa sair até dezembro.
Concurso DNIT: Não adere ao CNU e terá oferta de 100 vagas!
Como são as provas da FGV?
A Fundação Getúlio Vargas costuma realizar as provas do Exame de Ordem (OAB) e de áreas como a Fiscal, autarquias municipais, etc.
Suas provas costumam ser extensas e imprevisíveis, exigindo um raciocínio mais crítico dos candidatos.
As provas objetivas possuem uma quantidade média de 80 questões. Já as provas discursivas, podem variar entre modelos de questões ou textos dissertativos, sempre extensos.