Atualizações sobre o próximo concurso DPE AM! Uma comissão organizadora foi formada para o novo edital, de forma que os trâmites para a elaboração do documento já poderão ser iniciados. Ademais, a seleção ofertará vagas para o quadro de servidores auxiliares.
No dia 29 de janeiro foi publicado um regulamento que informa alguns detalhes acerca do próximo concurso da Defensoria Pública do Amazonas. Ademais, uma comissão organizadora foi definida para auxiliar nos trâmites a serem desenvolvidos para a seleção.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Além disso, vale lembrar que o último concurso DPE AM aconteceu recentemente, no ano passado, sob a organização da FCC, e ofertou oportunidades para os cargos de Analista Jurídico de Defensoria e Assistente Técnico de Defensoria.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso DPE AM: comissão organizadora
Portanto, foi recentemente formada uma comissão organizadora para o novo concurso DPE AM. Ademais, o grupo será responsável por estudar a necessidade da Defensoria, além de cuidar do processo de escolha e contratação da banca organizadora.
Sendo assim, conheça os membros da comissão definida:
- Thiago Nobre Rosas (Presidente);
- Nairo Aguiar Cordeiro (Membro); e
- Theo Eduardo Ribeiro Fernandes Moreira da Costa (Membro).
Panorama geral do novo concurso DPE AM
Em suma, de acordo com o regulamento publicado, o próximo concurso da Defensoria Pública do Amazonas pode acontecer em breve, ofertando oportunidades para as carreiras a seguir:
- Analista Jurídico de Defensoria – Ciências Jurídicas
- Assistente Técnico de Defensoria – Assistente Técnico Administrativo
É igualmente importante destacar que para Analista o requisito é o Curso Superior em Direito ou Ciências Sociais, enquanto para Assistente será exigido o Curso Médio completo, devendo ser ambos devidamente reconhecidos.
Além disso, o documento divulgado também informa que aqueles que forem aprovados no concurso público serão lotados nos municípios de Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Manaquiri, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.
Concurso DPE AM: requisitos básicos
É igualmente essencial que os concurseiros interessados no próximo concurso DPE AM saibam que, além das exigências citadas acima, ainda deverão cumprir com os seguintes requisitos básicos:
- ser aprovado e classificado no concurso público;
- ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, neste caso, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, § 1º, da Constituição Federal;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- atender aos requisitos exigidos para o cargo e a especialidade, na forma do Anexo II do presente Ato;
- ter idade mínima de dezoito anos completos;
- ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo e da especialidade;
- apresentar os laudos de sanidade física e mental;
- apresentar declaração de bens e rendimentos;
- declarar se tem ocupação, ou não, de outro cargo, emprego ou função pública;
- não possuir condenação em órgão de classe, em relação ao exercício profissional, quando exigida inscrição específica para o desempenho das funções do cargo e da especialidade;
- satisfazer as exigências contidas neste Ato e no Edital de Abertura.
Como serão as provas do concurso?
Por fim, é imprescindível que os concurseiros também saibam que durante a seleção, passarão pelas seguintes etapas avaliativas:
- primeira fase, constituída de provas escritas, eminentemente com questões objetivas e de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório;
- segunda fase, apenas para os cargos de analista, constituída de provas escritas, preferencialmente com estudos de casos, de caráter eliminatório e classificatório.
Nesse sentido, para a prova objetiva será necessário que os inscritos no concurso público respondam a 60 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais (20) e Conhecimentos Específicos (40).