Um novo edital para o concurso DPE AM segue previsto para 2022! A banca organizadora, inclusive, já está confirmada. Ademais, a seleção ofertará vagas para as carreiras de Analista Jurídico e Assistente Técnico.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Concurso DPE AM: quando sai o edital?
Ainda não há uma data específica confirmada para publicação do edital do concurso da Defensoria Pública do Estado do Amazonas.
Entretanto, ele segue previsto para este ano e com certeza será publicado em breve, uma vez que se tornou iminente.
Isso porque a banca organizadora já está confirmada e será a Fundação Carlos Chagas (FCC).
Assim, a portaria que confirma a escolha da banca foi divulgada no Diário Oficial e o próximo passo será a assinatura do contrato com a instituição.
Posteriormente, o cronograma oficial da seleção será divulgado e em seguida será a vez de publicar o edital.
Cargos e vagas
De acordo com o regulamento do concurso, que já foi anunciado, os cargos serão os mesmos do edital vigente. Portanto, confira:
- Analista Jurídico de Defensoria – especialidade: Ciências Jurídicas
- Assistente Técnico de Defensoria – especialidade: Assistente Técnico Administrativo
Entretanto, ainda não houve confirmação do número de vagas que serão ofertadas no concurso, o que deve ser confirmado em breve!
Mas, já se sabe que as carreiras citadas acima exigem o nível superior e médio, respectivamente.
Concurso DPE AM: requisitos básicos
É igualmente essencial que os concurseiros interessados no próximo concurso da Defensoria Pública do Amazonas se atentem aos requisitos básicos. Portanto, são eles:
- ser aprovado e classificado no concurso público;
- ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, neste caso, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, § 1º, da Constituição Federal;
- estar em dia com as obrigações eleitorais;
- estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- atender aos requisitos exigidos para o cargo e a especialidade, na forma do Anexo II do presente Ato;
- ter idade mínima de dezoito anos completos;
- ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo e da especialidade;
- apresentar os laudos de sanidade física e mental;
- apresentar declaração de bens e rendimentos;
- declarar se tem ocupação, ou não, de outro cargo, emprego ou função pública;
- não possuir condenação em órgão de classe, em relação ao exercício profissional, quando exigida inscrição específica para o desempenho das funções do cargo e da especialidade;
- satisfazer as exigências contidas neste Ato e no Edital de Abertura.
Como serão as provas do concurso DPE AM?
Por fim, é imprescindível que os concurseiros também saibam que durante a seleção, passarão pelas seguintes etapas avaliativas (caso sejam as mesmas fases da última seleção):
- primeira fase, constituída de provas escritas, eminentemente com questões objetivas e de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório;
- segunda fase, apenas para os cargos de analista, constituída de prova escrita, preferencialmente com estudos de casos, de caráter eliminatório e classificatório.
Nesse sentido, para a prova objetiva será necessário que os inscritos respondam a 60 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais (20) e Conhecimentos Específicos (40).