Ótima notícia, concurseiros! O edital do Concurso DPE MS pode sair em breve, pois está iminente após a banca ser contratada. Serão vagas para a carreira de Técnico-Administrativo da Defensoria.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Concurso DPE MS: banca organizadora definida; e o edital?
Sendo assim, um novo concurso deverá ser publicado em breve para a Defensoria Pública do estado do Mato Grosso do Sul.
Isso porque os trâmites para a seleção seguem avançando e a banca organizadora está contratada, sendo o Instituto AOCP o escolhido.
Portanto, o próximo passo é justamente a publicação do edital, que se tornou iminente, podendo sair a qualquer momento.
De acordo com o Diário Oficial do Estado, a contratação com a banca se deu por dispensa de licitação.
Vale destacar que o Instituto AOCP é diferente do AOCP, por isso é preciso se atentar as informações e conhecer bem a banca.
Salários e cargos previstos
Assim, o concurso da Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul será para Técnico-Administrativo. Entretanto, ainda não foi divulgado o quantitativo de vagas.
Entretanto, ainda podem aparecer oferta de vagas para Analista de Defensoria e Agente de Serviços Gerais. Tudo será confirmado no edital!
De acordo com dados do portal de transparência, o salário inicial do aprovado será de R$ 2.860,00. Além disso, ao final da carreira, a remuneração poderá alcançar o valor de R$ 5.928,20.
Conheça o perfil da banca Instituto AOCP e gabarite na prova!
O Instituto AOCP é uma banca organizadora importante no ramo dos concursos públicos, uma vez que possuí mais de 15 anos de experiência e vem ganhando cada vez mais espaço nesse cenário.
O estilo da banca se assemelha a organizadoras como o Cesgranrio, FCC e o Instituto Quadrix, pois as provas são com questões de múltipla escolha, com 5 alternativas em cada questão (A, B, C, D e E) e apenas uma correta.
No entanto, a banca também tem adotado um novo estilo para realização das provas, no qual as questões estão dispostas em afirmações e o candidato deve julgar “certo” ou “errado”.
Nesse caso, cada erro cometido anula um acerto. Dessa forma, se o candidato acertar 75 questões e errar 75 questões em uma prova com 150 questões, sua pontuação será 0. Ou seja, demanda extrema concentração.
Além disso, a banca costuma dar bastante importância para a disciplina de Língua Portuguesa, que privilegia conteúdos de gramática normativa, ocupando geralmente 70% das questões.
As demais questões irão abordar interpretação, onde a banca costuma usar um único texto como referência para várias questões.
Nas disciplinas envolvendo Direito, por exemplo, é comum ver questões exigindo conhecimento sobre legislação, jurisprudências e doutrina.
Principais assuntos
É importante entender que as questões versaram, basicamente, sobre interpretação de texto e sobre gramática normativa. Veja o que costuma ser mais cobrado:
- Tipologia textual,
- tipos de linguagem,
- coesão,
- figuras de linguagem,
- vocabulário.
Além disso, nas questões de gramática, as seguintes matérias têm o hábito de aparecerem de forma mais frequente:
- tipos de que,
- tipos de se,
- análise sintática,
- classificação das orações,
- conectores, pontuação,
- noções gerais de classe,
- pronome (colocação pronominal).