Novidades sobre o concurso Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento)! O aval para o concurso foi republicado, dessa vez com um maior número de vagas.
O concurso Embasa é aguardado desde abril de 2019, quando a primeira portaria foi publicada. Na época, o quantitativo de vagas a serem oferecidas era de 854.
Índice
- Adquira: Apostila Concurso Embasa
- Adquira: Caderno de questões Concurso Embasa
Nesta terça-feira, 24 de agosto de 2021, foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia a resolução nº121/2021 do Conselho de Administração, que autoriza o concurso e passa o número de vagas para 930.
Concurso Embasa: detalhes
Uma vez que a primeira portaria foi publicada em 2019, o quadro de funcionários da empresa seguramente passou por desligamentos até o presente momento, o que justifica a possibilidade do aumento na oferta de vagas.
Ainda não se sabe qual será o nível de escolaridade exigido para o concurso, nem os cargos aos quais as oportunidades estarão distribuídas.
A boa notícia é que o concurso já conta com banca organizadora desde 2019, o Instituto AOCP. Sendo assim, é possível que o edital saia ainda este ano, segundo as previsões dadas pelo governador da Bahia, Rui Costa, no início deste ano.
De acordo com o governador, novas contratações só podem acontecer no próximo ano, uma vez que uma lei federal não permite a elevação de despesas até dezembro deste ano.
Sendo assim, o concurso não pôde acontecer no primeiro semestre, mas pode acontecer neste segundo semestre, levando em consideração que as contratações só ocorreriam no próximo ano. Confira as palavras do governador:
“Você pode realizar algum concurso no final do ano, já que só poderá ser chamado ano que vem, porque senão você cria uma falsa expectativa, e a pessoa só vai poder ser chamada ano que vem. Então, se concurso houver, em algumas dessas áreas, só será feito no segundo semestre, porque a lei proíbe de chamar qualquer pessoa nova que eleve a despesa de pessoal até dezembro desse ano.”
Último concurso Embasa
Enquanto o novo edital não é publicado com todos os detalhes, os candidatos podem se basear nas informações do último certame, que aconteceu em 2017 e ofereceu 600 vagas de níveis médio, técnico e superior, distribuídas entre os seguintes cargos:
- Agente Operacional;
- Operador de Processos de Água e de Esgoto;
- Agente Administrativo;
- Assistente de Laboratório;
- Técnico Operacional – Edificações;
- Técnico em Eletromecânica;
- Analista de Tecnologia da Informação (Desenvolvimento);
- Contador/Analista de Gestão (Ciências Contábeis);
- Engenheiro (Civil/Produção Civil, Sanitária/Sanitária Ambiental e Elétrica).
As remunerações dos aprovados variavam entre R$1.122,84 e R$6.793,31, a depender da carreira escolhida. As oportunidades foram oferecidas para 64 municípios, distribuídas entre as unidades de Salvador, da região metropolitana e do interior.